11/04/2021 às 18h01min - Atualizada em 11/04/2021 às 18h01min

​FOTOS: Marcha em PG tem oração, hino e faixas: "Deus, Pátria, Família e Liberdade"

Manifestantes reivindicaram liberdade de culto, de pensamento e de circulação

Da redação
Foto: Divulgação
Manifestantes de Ponta Grossa se reuniram na tarde deste domingo (11) para promover uma 'Marcha da Família Cristã pela Liberdade'. Os participantes se encontraram em frente à Igreja Sagrado Coração de Jesus, mais conhecida como "Igreja dos Polacos", na praça Barão de Guaraúna, região central da cidade, por volta das 14h. No entanto, ao contrário do que estava previsto, não marcharam pela avenida Vicente Machado, permanecendo na praça durante todo o ato.

Segundo a organização, cerca de 70 pessoas compareceram à manifestação para pedir liberdade de culto, de pensamento e de circulação. "Falamos muito sobre liberdade – de iniciativa, de ir e vir, de manifestar opiniões, de professarmos livremente a nossa religião sem restrições. Mesmo com a pandemia, devemos continuar a defender a liberdade e não aceitar ceder nenhum fragmento dela. É muito perigoso aceitar retirar o pouco que temos", explica um dos organizadores, Beto Okazaki.

A organização distribuiu aos presentes uma cópia da Lei 14.132, sancionada no último dia 31 de março pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). A Lei pune com pena de seis meses a dois anos de reclusão a perseguição a pessoas, reiteradamente e por qualquer meio, "ameaçando-lhe a integridade física ou psicológica, restringindo-lhe a capacidade de locomoção ou, de qualquer forma, invadindo ou perturbando a sua esfera de liberdade ou privacidade". Além disso, o ato contou com orações, discursos, Hino Nacional e faixas com dizeres como "Deus, pátria, família e liberdade", "Meu partido é o Brasil" e "Todo poder emana do povo".
 
Releitura 

O ato faz parte de um movimento nacional de mesmo nome e está cadastrado no site oficial do evento (veja aqui). De acordo com os idealizadores, a iniciativa é uma releitura do "grandioso e importante" evento que marcou a história do Brasil, a 'Marcha da Família com Deus pela Liberdade', ocorrida no ano de 1964, quando os militares assumiram o poder, permanecendo no comando do país até 1985. 


Confira alguns registros cedidos pelos organizadores do ato em Ponta Grossa:










Assista ao momento do Hino Nacional:



Assista ao momento da oração:




 
Notícias Relacionadas »