Os US$ 540 bilhões acumulados apenas pelos dez maiores bilionários do mundo seriam o suficiente para pagar pela vacina contra a COVID-19 para todo o mundo e garantir que ninguém chegue à situação de pobreza, pontua o relatório.
Privilegiados
A diretora-executiva da Oxfam Brasil conta que o cenário do coronavírus deixou as injustiças mais aparentes. “A pandemia escancarou as desigualdades no Brasil e no mundo. É revoltante ver um pequeno grupo de privilegiados acumular tanto em meio a uma das piores crises globais já ocorridas na história. Enquanto os super-ricos lucram, os mais pobres perdem empregos e renda, ficando à mercê da miséria e da fome.”
Desemprego
A Oxfam também revelou que a crise ocasionada nos empregos é a pior dos últimos 90 anos. Estima-se que cerca de meio bilhão de pessoas estão agora subempregadas ou sem emprego, enfrentando miséria e fome. Antes da pandemia, 75% dos trabalhadores e trabalhadoras do mundo não tinham acesso a proteções sociais como auxílio-doença ou seguro-desemprego, como observa a Organização Internacional do Trabalho (OIT).