Seguindo o cronograma de vacinação contra a COVID-19, nesta sexta (12) a Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Ponta Grossa deve começar a aplicar a segunda dose da vacina em profissionais da linha de frente da saúde e de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI).
De acordo com a FMS, esse grupo já teve 100% dos profissionais vacinados com a primeira dose. Agora, aqueles que foram vacinados com a CoronaVac deverão receber a segunda dose, respeitando o intervalo indicado para essa vacina, que é de 25 dias entre uma dose e outra. Para quem recebeu a vacina da Oxford/AstraZeneca, a segunda dose será aplicada após quatro meses.
Até o momento, não foi divulgado para a imprensa o local e o horário em que os profissionais da linha de frente da saúde e das ILPIs receberão a nova aplicação.
As vacinas que serão usadas na segunda dose foram separadas das unidades que foram enviadas pelo Governo do Estado e que estão sendo usadas para vacinar os idosos com mais de 90 anos.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Manjabosco, a expectativa da FMS é concluir a vacinação de todos os grupos do público-alvo da campanha até o final de maio. Porém, o andamento da vacinação depende da aquisição e distribuição das vacinas pelo Governo Federal.