20/04/2021 às 10h14min - Atualizada em 20/04/2021 às 10h14min

Comerciantes do PR acreditam em melhora nas vendas no Dia das Mães, diz pesquisa

Estudo ouviu mil empresários das regiões de Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Guarapuava, Ponta Grossa e Francisco Beltrão

Da assessoria
Foto: Freepik
São boas as expectativas de venda do comerciante paranaense para o Dia das Mães, segunda melhor data para o comércio. Em relação ao crescimento da economia, os empresários mostram-se preocupados, mas esperançosos.

As informações são da Datacenso, empresa contratada pela Federação Paranaense das Associações Comerciais e Industriais do Paraná (Faciap) para medir a expectativa dos empresários do comércio paranaense neste período de vendas aquecidas. A equipe de pesquisadores ouviu 1.000 empresários das regiões de Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Guarapuava, Ponta Grossa e Francisco Beltrão, entre os dias 3 e 7 de abril de 2021.

Confiança

O Índice de Confiança do Comerciante, que avalia o estado de entusiasmo do lojista em relação à atual situação econômica do Brasil e à situação financeira dos clientes para os próximos seis meses, ficou em 125 pontos, numa escala de 0 a 200. Isso demonstra que os comerciantes estão confiantes na melhoria das vendas.

Expectativa da economia

Em relação ao rumo da economia e ao cenário de vendas para os próximos meses, a maioria dos entrevistados (54%) também se mostra preocupada, porém com expectativas de melhora.

Paralisação na pandemia

A pesquisa Faciap mostra, também, que a maioria dos lojistas, em média 61%, afirmam que a pandemia continua afetando a vida do comerciante, sendo que 63% tiveram que fechar sua loja para cumprir protocolos de saúde.

Nesse período, os comerciantes se viram obrigados a se adaptar à nova realidade e, inclusive, investir no seu negócio para amenizar essa queda nas vendas. Grande parte deles (63%) investiu na contratação de entregadores/delivery, em comunicação e em vendas on-line.

Notícias Relacionadas »