26/04/2021 às 16h31min - Atualizada em 26/04/2021 às 16h31min

​VÍDEO: Lumen Café completa dois anos servindo o autêntico café especial em PG

Primeira cafeteria do município a trabalhar com microtorrefação, o Lumen agora planeja fazer investimentos e vender café de alto padrão para fora

Por Rafael Guedes
Foto: Divulgação
Talvez você não saiba, mas a qualidade do café é dividida em quatro categorias, da mais simples à mais nobre: tradicional, extra-forte, gourmet e especial. E, para apreciar um verdadeiro café especial, só há um lugar em Ponta Grossa: a cafeteria Lumen Café, que completou dois anos de atividades na última sexta-feira (23).
 
Localizada em um dos pontos mais charmosos e centrais do município, na esquina da rua XV de Novembro com a Sete de Setembro, o Lumen é a primeira cafeteria de Ponta Grossa a trabalhar com microtorrefação. Isso significa que o café ali servido é fruto de uma torra recente, que preserva todas as suas propriedades. 

“A microtorrefação são pequenas torras de café. É uma tendência mundial as cafeterias terem a sua própria torrefação, a própria cafeteria torrar o seu café. Eu acredito que sou o único de Ponta Grossa, talvez dos Campos Gerais, a trabalhar com microtorrefação”, comenta o proprietário Rafael Wagner. 

De acordo com o empresário, o plano agora é vender café especial para fora, em pontos de venda espalhados por Ponta Grossa e também pela internet. Para isso, Wagner planeja investir em um novo torrador, que permita aumentar o volume de vendas. 

Gastronomia 


Além de oferecer oito tipos de cafés, oriundos de cinco regiões do país, a cafeteria vem se destacando pela gastronomia. Junto às tradicionais sopas, o Lumen trabalha com sanduíches feitos com pães fermentados naturalmente, recheados de ingredientes e carnes nobres, como mignon, alcatra e até a tradicional linguiça suína do Adi, de Ponta Grossa. 

Se preferir, o cliente também pode consumir um ‘brunch’, um autêntico café da manhã americano com pão, ovo mexido e bacon, tudo especial e de qualidade garantida. Atualmente, a cafeteria serve café da manhã, almoço e janta, funcionando como uma espécie de restaurante do Hotel Planalto, onde está instalada. 

Para os amantes dos sabores doces, o Lumen trabalha também tortas, como Cheesecake (com calda de frutas vermelhas), Banoffe e Lumen. “A torta Lumen é a nossa principal torta. É exclusiva, foi criada por nós. A base é de brownie artesanal, com recheio de leite ninho e cobertura de caramelo salgado”, descreve o empresário. A cafeteria também serve o bolo Red Velvet, com brigadeiro de cream cheese e compota de frutas vermelhas.


Início 

Rafael Wagner começou a se interessar de modo mais sério pelo mundo do café ainda na época da faculdade, quando ingeria a bebida para se manter acordado durante os estudos. No entanto, o empresário começou a perceber que os cafés tradicionais eram ruins, a ponto de lhe fazerem mal. “Nessa época, eu comecei a pesquisar para ver se encontrava alguma coisa melhor, e descobri que existem cafés melhores”, relata. 

Um pouco mais tarde, Wagner começou a torrar o próprio café em casa, mesmo sem ser especialista. “Nesse tempo, eu conheci algumas cafeterias em Curitiba que são referência nacional no quesito café especial. Eu ia para lá, frequentava as cafeterias, e voltava para Ponta Grossa e pensava: ‘Que pena que aqui não tem uma cafeteria nesse estilo’. Até que um dia eu tive a ideia de abrir uma cafeteria dessas. Em 2018, eu comecei a pesquisar, fiz cursos, fui me especializando no assunto da cafeteria. Depois de um ano de pesquisas, eu abri a cafeteria”, conta. 

Serviço 


A cafeteria Lumen Café está localizada na esquina da rua XV de Novembro com a rua Sete de Setembro, no Centro de Ponta Grossa. O telefone para contato é (42) 3220-7999. Para seguir a cafeteria no Facebook e ficar sabendo das novidades, clique aqui

A seguir, confira vídeo em que o empresário Rafael Wagner conta mais detalhes sobre a sua aventura pelo mundo do café:



Notícias Relacionadas »