29/04/2021 às 10h32min - Atualizada em 29/04/2021 às 10h32min

Primeira cidade do PR a registrar temperatura negativa marcou -0,1°C nesta quarta (28)

Estado está sob a atuação de uma massa de ar mais seco e mais frio

Por 'Tribuna'
Foto: Divulgação / AEN
Pela primeira vez no ano, o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) registrou temperatura negativa no Paraná, informa o 'Tribuna'. O registro foi de -0,1°C no município de General Carneiro, na região Sul do estado, na manhã de quarta-feira (28). De acordo com a meteorologia, a temperatura negativa é consequência de uma massa de ar frio e seco que se estende por boa parte do Paraná, ao longo desta semana. As temperaturas mais baixas devem se manter até sexta-feira (30). 

Conforme o Simepar, General Carneiro está em uma região de vale, em que há uma tendência para o resfriamento. “Mas, de modo geral, temos a atuação de uma massa de ar mais seco e mais frio, o que favorece a diminuição das temperaturas como um todo. Teremos esse mesmo cenário até pelo menos o final de semana”, explica a meteorologista Lídia Mota, do Simepar.

No entanto, ela aponta que o registro da temperatura negativa foi pontual. “É possível que se repita, mas vai ser muito pontual, como aconteceu hoje. Esse não é um comportamento anômalo, já que estamos entrando em um período do ano sem muito aquecimento. Mas não estamos em um cenário propício para temperaturas negativas”, disse.

Já a temperatura máxima registrada no município de General Carneiro na quarta foi de 23,8°C, o que demonstra que o frio se intercala com temperaturas amenas, além da predominância de um tempo seco por todo o interior do Paraná.

Frio pelo Paraná

Segundo a meteorologista, as temperaturas mais baixas devem atingir, nestes próximos dias, principalmente as regiões do Litoral, Leste e Centro-Sul, que já apresentam uma propensão ao resfriamento. A tendência é de variação de nebulosidade entre o Leste e Litoral pela incursão de umidade do oceano. Essa variação pode alcançar a região mais central do Paraná, chegando até os Campos Gerais.

No Oeste e Noroeste, as temperaturas se mantêm mais altas, e apresentam maior tendência para predomínio de sol.

Notícias Relacionadas »