20/05/2021 às 07h06min - Atualizada em 20/05/2021 às 07h06min
Público de 45 a 59 anos com comorbidade já pode agendar vacina anti-COVID em PG
Para a aplicação das doses é necessário estar com RG, CPF, Carteira de Vacinação e documento que comprove a comorbidade
Da assessoria
Foto: Divulgação
A partir desta sexta-feira (21), a Prefeitura de Ponta Grossa, através da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e do departamento de Imunização, ampliará a aplicação de doses da vacina contra a Covid-19 para o público com comorbidade. Agora, pessoas que tenham entre 45 e 59 anos poderão se cadastrar para receber o imunizante. O público-alvo deve agendar o horário no site da Prefeitura (aqui). O agendamento já está aberto na página.
"Estamos ampliando a faixa etária de vacinação devido a sobra de horários nos agendamentos. Para a aplicação das doses é necessário estar com RG, CPF, Carteira de Vacinação e documento que comprove a comorbidade. O processo é simples, basta agendar no site da Prefeitura e estar com todos os documentos solicitados no dia e horário", comenta a enfermeira da Atenção Primária, Daniele Fabian.
A vacinação deste público acontece das 9h às 15h. Os demais grupos (professores entre 55 e 59, gestantes com comorbidades - qualquer idade, pessoas com Síndrome de Down - qualquer idade) vão entrar somente na repescagem, que será realizada na Estação Arte, das 15 às 17h, não necessitando de agendamento.
21/05 Drive Thru (Centro de Eventos) e Estação Arte 9h às 15h - Pessoas entre 45 e 59 anos, com comorbidades
15h às 17h - Estação Arte Repescagem - Demais grupos (professores entre 55 e 59, gestantes, pessoas com Síndrome de Down)
Confira aqui as comorbidades definidas como prioritárias
- Pessoas com Síndrome de Down, independentemente da idade (18 a 59 anos); - Pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise) independentemente da idade (18 a 59 anos); - Gestantes e puérperas com comorbidades, independentemente da idade (18 a 59 anos); - Pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no BPC de 55 a 59 anos;. - Pessoas com comorbidades de 55 a 59 anos. ( Listadas abaixo) Comorbidades incluídas como prioritárias para a vacinação contra a covid, que constam no Plano Estadual de Vacinação contra a Covid e incluem: -Diabetes Mellitus - podem levar uma cópia da última receita (data de até 6 meses) para ficar retida que serve para comprovação. -Pneumopatia crônica grave DPOC Fibrose cística Fibroses pulmonares Pneumoconioses Displasia broncopulmonar Asma Grave -Hipertensão Arterial Resistente Em uso de mais de 3 ou mais Anti-hipertensivos H.A. estágio 3, independente de Lesão em órgão alvo ou comorbidade. H.A. est 1 ou 2 na presença de Lesão em órgão alvo e/ou comorbidade. -Doenças cardiovasculares Insuficiência Cardíaca Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar Cardiopatia hipertensiva Síndromes coronarianas Valvopatias Miocardiopatias e pericardiopatias Doença da aorta, Dos grandes vasos Arritmias cardíacas Cardiopatias congênitas No adulto Próteses valvares e dispositivos Valvares implantados - Doença cerebrovascular AVE isquêmico ou hemorrágico Acidente Isquêmico Transitório Demência vascular - Doença renal crônica DRC estágio 3 ou mais Síndrome nefrótica -Obesidade mórbida -Cirrose hepática Cirrose hepática Child -Pugh A, B ou C -Imunossuprimidos Indivíduos transplantados De órgão sólido Indivíduos transplantados De medula óssea Indivíduos em uso de Imunossupressores Imunodeficiência primárias Pacientes oncológicos que realizaram quimioterapia ou radioterapia nos últimos 6 meses Neoplasias hematológicas Pessoas vivendo com HIV e/ou pulsoterapia e/ou ciclofosfamida - Anemia falciforme -Talassemia