21/05/2021 às 15h18min - Atualizada em 21/05/2021 às 15h18min
Mais de 30 escolas estaduais de PG voltam às aulas presenciais na segunda (24); veja quais
Em todas as instituições de ensino que retomam as aulas haverá o modelo híbrido de ensino
Da redação
Foto: Reprodução
A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEED) prepara para segunda-feira (24) a segunda rodada de abertura gradual dos colégios estaduais. Devem retornar às atividades presenciais, mantendo também o modelo híbrido, 627 escolas de 29 dos 32 Núcleos Regionais de Educação (NREs), elevando a abertura para 827 unidades, aproximadamente 40% das instituições da rede estadual de ensino.
Fazem parte deste retorno três escolas de Curitiba e colégios em cerca 174 municípios, incluindo parte das escolas de cidades como Londrina, Ponta Grossa e Paranaguá, onde as aulas presenciais ainda não haviam voltado.
Em todas as instituições de ensino que retomam as aulas presenciais haverá o modelo híbrido de ensino, com parte dos alunos em sala de aula e parte em ensino remoto, assistindo às aulas ao vivo. Os espaços estão equipados com computadores e internet, possibilitando aos professores interagir com ambos os grupos de estudantes.
No último dia 10, 200 colégios estaduais abriram as portas para todas ou parte de suas turmas, conforme a capacidade de estudantes que poderiam ser recepcionados e a disponibilidade de profissionais fora dos grupos de risco.
Os colégios estaduais que ainda não retomaram as aulas presenciais permanecerão no ensino remoto, por meio da plataforma digital Aula Paraná, das videoaulas exibidas na TV aberta e no YouTube, além dos kits pedagógicos impressos. Eles poderão passar para o modelo híbrido em futuras rodadas de abertura.
A retomada gradual realizada pela Secretaria estadual da Educação prioriza instituições de ensino onde há mais alunos em situação de vulnerabilidade e sem acesso a equipamentos digitais para realizar as atividades remotas. Outros critérios levados em consideração são a vontade da comunidade escolar e o diálogo com os diretores.
Em Ponta Grossa, as escolas que vão retornar no modelo híbrido (presencial e remoto), segundo o Núcleo Regional de Educação (NRE), são as seguintes:
1 – Colégio Estadual Frei Doroteu de Pádua – cívico-militar
2 – Colégio Estadual General Sampaio – cívico-militar
3 – Colégio Estadual Professor Colares – cívico-militar
4 – Colégio Estadual José Elias da Rocha – cívico-militar
5 – Instituto de Educação Prof. César Prieto Martinez
6 – Colégio Estadual Profª Elzira Correia de Sá
7 – Colégio Estadual Profº Regente Feijó
8 – Centro Estadual de Educação Profissional de Ponta Grossa (CEEP)