04/06/2021 às 18h22min - Atualizada em 04/06/2021 às 18h22min

PG começa a vacinar a população em geral a partir da próxima terça-feira, 8

Vacinação iniciará de forma escalonada, do mais velho para o mais novo

Da assessoria
Foto: Divulgação
A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Fundação Municipal de Saúde (FMS), informa que na próxima semana iniciará a vacinação de 59 a 18 anos de forma escalonada, do mais velho para o mais novo. Juntamente com este público, acontecerá a aplicação para públicos prioritários como profissionais da saúde e cuidadores de idosos, a repescagem para pessoas com comorbidades com mais de 18 anos e a 2ª dose para gestantes, puérperas, e pessoas com comorbidades com idade entre 18-58 anos.

2ª dose da Coronavac

De acordo com a FMS, na segunda-feira (7), acontecerá da vacinação da 2ª dose das 9h às 17 h, na Estação Arte, para gestantes, puérperas, e pessoas com comorbidades com idade entre 18-59 anos, que receberam a primeira dose entre os dias 11 e 14 de maio. O agendamento acontece nesta sexta-feira, a partir das 8 horas.

Profissionais de saúde e cuidadores de idosos

Ainda na segunda-feira, serão vacinados profissionais de saúde e cuidadores de idosos de 40 a 59 anos. São considerados profissionais de saúde, conforme a Resolução nº 287, do Conselho Nacional de Saúde assistentes sociais, biólogos, biomédicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos, médicos veterinários, nutricionistas, odontólogos, profissionais de educação física, psicólogos e terapeutas ocupacionais.

Os profissionais na saúde, que terão direito a vacina com idade de 40-59 anos, devem comprovar o vínculo ou apresentar a carteira do Conselho da categoria. Já os cuidadores de idosos deverão apresentar Carteira de Trabalho ou holerite para ter direito de receber a aplicação.

Para os profissionais da saúde e cuidadores de idosos serem vacinados, será necessário fazer o agendamento no site da prefeitura. A abertura do agendamento para este público acontece das 8h deste sábado (05) e encerra às 22h do domingo (06), ou antes caso se esgotarem as vagas. Serão disponibilizadas 1.500 doses, aplicadas no drive-thru no Centro de Eventos, das 9h às 16h, e na Estação Arte, das 14h às 17h.

Demais públicos – 1ª dose

A estimativa da FMS é que na faixa etária de 55 a 59 anos Ponta Grossa conta de 18.612 pessoas, portanto a remessa dará para iniciar com 59 anos.

Na terça-feira (8), será iniciada a vacinação da população geral com 59 anos completos no Drive Thru, no Centro de Eventos e na Estação Arte das 9h às 17. O agendamento será também, através do site da prefeitura com início às 8h do domingo (6), até as 22h de segunda (7). A FMS pede muita atenção ao escolher a opção correta de agendamento.

Em paralelo acontece também, na terça-feira, a repescagem, das 15h às 17h, na Estação Arte e no Centro de Eventos, para as pessoas com comorbidades entre 18 e 58 anos.

O restante do calendário de vacinação, a FMS informará no decorrer da próxima semana.

COMORBIDADES DEFINIDAS COMO PRIORITÁRIAS:

 - Diabetes Melitus (qualquer indivíduo com diabetes)

- Pneumopatia crônica grave (DPOC, Fibrose cística, Fibroses pulmonares, Pneumoconioses, Displasia broncopulmonar, Asma Grave – Em uso de corticóides sistêmicos)

- Hipertensão Arterial Resistente (Em uso de mais de 3 ou mais Anti-hipertensivos,H.A. estágio 3, independente de Lesão em órgão alvo ou comorbidade, H.A. est 1 ou 2 na presença de Lesão em órgão alvo e/ou comorbidade)

- Doenças cardiovasculares (Insuficiência Cardíaca, Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar, Cardiopatia hipertensiva, Síndromes coronarianas, Valvopatias, Miocardiopatias e pericardiopatias, Doença da aorta, dos grandes vasos, Arritmias cardíacas, Cardiopatiascongênitas no adulto, Próteses valvares e dispositivos Valvares implantados)

- Doença cerebrovascular (AVE isquêmico ou hemorrágico, acidente isquêmico transitório, Demência vascular)

- Doença renal crônica (DRC estágio 3 ou mais, Síndrome nefrótica)

- Obesidade mórbida (IMC >40)

- Cirrose hepática (Cirrose hepática Child -Pugh A, B ou C)

- Imunossuprimidos (Indivíduos transplantados De órgão sólido, Indivíduos transplantados De medula óssea, Indivíduos em uso de Imunossupressores, Imunodeficiência primárias, Pacientes oncológicos que realizam quimio ou radio Nos últimos 6 meses, Neoplasias hematológicas, Pessoas vivendo com HIV e/ou Pulsoterapia e/ou ciclofosfamida)

- Anemia falciforme (Anemia falciforme),Talassemia

- Síndrome de Down

- Gestante e puérpera com comorbidades

- Doença renal crônica em diálise – serão vacinados no próprio serviço de saúde.

-  Deficiência permanente

Além destas indicações clínicas descritas acima, as pessoas entre 18 e 59 anos, serão vacinadas se portarem:

 - Síndrome de Down – mediante declaração.

- Gestante e puérpera com comorbidades – mediante declaração.

- Doença renal crônica em diálise – serão vacinados no próprio serviço de saúde.

Também por bloco de idade serão incluídas as pessoas com deficiência permanente, cadastradas no Benefício de Prestação Continuada (BPC). Nesta fase, a idade deve ser entre 18 e 59 anos e mediante cadastro na Fundação Municipal de Assistência Social ou Secretaria Municipal Políticas Públicas Sociais (SMPPS) do município por deficiência permanente.

Notícias Relacionadas »