05/06/2021 às 12h43min - Atualizada em 05/06/2021 às 12h43min

FOTOS: Paróquias da Diocese de PG festejam Corpus Christi com criatividade

Na região dos Campos Gerais teve missa em drive in, carreata e até bênção do telhado

Da assessoria
Foto: Divulgação
A festa do Corpo de Cristo teve as mais diversas manifestações pelas paróquias das 16 cidades que também integram a Diocese de Ponta Grossa. Missas solenes, carreata com a peregrinação do Santíssimo, missa em drive in e até bênção a 12 metros de altura mobilizaram as comunidades católicas neste dia 3. Padre Cristiano Marcos Rodrigues, pároco da Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de Castro, logo depois da Adoração ao Santíssimo, abençoou os fiéis que estavam dentro da igreja e subiu no telhado da igreja matriz em construção e, junto a cúpula, a uma altura de 12 metros aproximadamente, abençoou toda a cidade.

Padre Cristiano celebrou cinco missas solenes em sua paróquia. Foram celebrações em três comunidades: Maracanã, Terra Nova e Tronco, e duas na matriz. Na Colônia Terra Nova, na Capela Santa Teresinha, houve missa campal drive-in. Depois, padre Cristiano passou em todos os carros com o Santíssimo. Na comunidade do Maracanã, os fiéis fizeram 'tapete' com alimentos doados no corredor central da Capela São Sebastião. No bairro do Tronco, o tapete da Comunidade Bom Jesus foi feito com serragem colorida.

Na Paróquia Nossa Senhora da Luz, em Irati, houve três celebrações durante o dia de Corpus Christi. Após a celebração das 15 horas, aconteceu o translado do Santíssimo Sacramento pelas ruas e avenidas, que fazem parte do território paroquial. O povo esperava nas calçadas, em frente a casas e prédios, "sendo sustentados na fé e na gratidão ao Senhor. Foi um envolver de sentimentos: fé, esperança, confiança, alegria, amor e vida", resumia o vigário padre Alexandre Spena. Padre Jorge Casimirski levou o Santíssimo pelas ruas Diácono Luciano Ferreira e padre Alexandre integraram a equipe de canto e liturgia que conduziram os momentos de oração e música.

A Paróquia São João Batista, também de Irati, celebrou Corpus Christi com Santa Missa na matriz e capelas, realizadas pelo pároco, padre Ezequiel Hul, padre Hélio Guimarães, reitor do Seminário Mãe de Deus, e pelo diácono Agostinho Basso.  Tudo seguindo o decreto municipal que limita em 25 % a ocupação das igrejas. Em Irati, a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que está com seu pároco internado e seu vigário em isolamento, não teve programação. A igreja está fechada. Padre Nelson Bueno da Silva segue internado na Santa Casa de Irati. O sacerdote positivou para o Covid 19. Seu estado de saúde é estável.

Em Piraí do Sul, a tarde de anteontem (3), no Santuário Diocesano de Nossa Senhora das Brotas, foi marcada por Santa Missa no estilo drive in e carreata com 300 veículos. O reitor do santuário, padre Roberval Mulhstedt, fazia as orações e reflexões, que foram transmitidas pelo Facebook do santuário e também pela Rádio Brotas, durante o trajeto. "Destaco a fé do povo piraiense, a devoção à Eucaristia, o amor pela igreja e a manifestação pública de fé. Momento rico de fé, de renovação da presença real de Jesus Eucarístico na vida de cada um", ressaltou o reitor. Padre Thiago Ingenchki, pároco da Paróquia Senhor Menino Deus, e padre Daniel Farago percorreram as principais vias da cidade. A bênção com o Santíssimo aconteceu no Centro de Lazer Samuel Milleo, em frente à prefeitura. "Pudemos perceber o quanto o nosso povo tem essa profunda fé na Eucaristia. Foram preparados altares, as casas estavam enfeitadas. Foi um momento bonito de oração", avaliou padre Thiago.

Confira fotos das celebrações, enviadas pela Diocese de Ponta Grossa:

















 
Notícias Relacionadas »