17/06/2021 às 14h53min - Atualizada em 17/06/2021 às 14h53min

Elizabeth se reunirá com vice-presidente Hamilton Mourão para articular vinda da ESA

Prefeita cumpre agenda em Brasília, onde está tratando de diversas questões relacionadas ao município

Da assessoria
Foto: Divulgação
A prefeita Elizabeth Schmidt segue nesta quinta-feira (17) em Brasília. A chefe do Executivo deve cumprir agenda até a tarde de hoje na capital federal. Entre os compromissos agendados, ela já visitou a embaixada da República Tcheca, esteve no Porto Seco do Distrito Federal, na Secretaria Nacional de Aviação Civil e no Ministério do Turismo. Antes de retornar para Ponta Grossa, a prefeita encontrará o vice-presidente da rRepública, general Hamilton Mourão, para tratar da vinda da Escola de Sargentos das Armas (ESA) à cidade. 

A possível vinda da ESA para Ponta Grossa fez parte de dois compromissos da prefeita em Brasília. Um deles, já realizado, foi com o senador Álvaro Dias, onde Elizabeth pôde alinhar e solicitar apoio da bancada no Senado para sediar a Escola. A outra agenda, para também tratar da ESA, será realizada na tarde de hoje com o vice presidente, General Mourão. "Seremos recebidos pelo vice-presidente, vamos aproveitar a oportunidade para apresentar o projeto da ESA para ele. Sabemos que estamos qualificados para receber a Escola. A decisão de qual será a cidade-sede da ESA deve acontecer em agosto. Acreditamos que, quanto mais divulgarmos a intenção, a estrutura e a qualificação que temos, mais apoio receberemos", comenta a prefeita.

Compromissos 

Um dos primeiros compromissos realizados por Elizabeth e sua equipe hoje foi uma reunião na embaixada da República Tcheca. "Nosso encontro foi essencial para aprofundar a cooperação comercial, cultural e educacional entre nossa cidade e  a República. Queremos continuar recebendo indústrias de grande porte como a Tatra Trucks, continuar sendo referência para receber empresas de reconhecimento internacional. O diálogo e o conhecimento pode gerar mais frutos para Ponta Grossa", destaca Elizabeth. 

A visita realizada no Porto Seco do Distrito Federal foi com a intenção de melhor entender a estrutura e os trâmites para a obtenção de um Porto Seco em Ponta Grossa. Os portos secos são uma opção logística para reduzir o fluxo de produtos nos portos e aeroportos brasileiros. Dentro do porto seco são realizadas operações de movimentação, desembaraço, armazenagem e despacho aduaneiro de mercadorias e de bagagem importadas ou que serão exportadas. 

As obras que acontecerão no Aeroporto Comandante Antônio Amilton Beraldo (SBPG), também conhecido por Aeroporto Sant'Ana, foram tema de discussão junto a Secretaria Nacional de Aviação Civil. "As obras em nosso  aeroporto devem acontecer em breve e para isso temos que continuar desenvolvendo nossa infraestrutura aérea, ampliando a pista e tendo a certificação para recebimento de voos internacionais charter e de cargas", explica a prefeita. Sobre o assunto, hoje, pela manhã, a prefeita participou de uma videoconferência com a Receita Federal e com os gestores do Aeroporto para dar início ao processo de certificação para operação internacional do aeroporto.

Na reunião no Ministério do Turismo, a pauta foi a retomada de projetos na área. "Ponta Grossa tem um grande potencial turístico. Somos conhecidos pelas belezas naturais, pela recepção calorosa aos turistas, por ser polo cervejeiro, entre outras características. Temos que valorizar e estar preparados para voltarmos forte com o turismo, logo que seja viável. No momento, estamos estudando os projetos que Ponta Grossa pode participar, queremos  continuar sendo referência e inovando também nesta área", diz Elizabeth.

A Prefeita deve retornar a  Ponta Grossa ainda hoje, já contando com compromissos agendados na capital Curitiba, amanhã (18). 

Notícias Relacionadas »