20/06/2021 às 15h10min - Atualizada em 20/06/2021 às 15h10min

Prêmio em festival de PG desperta indignação; Prefeitura explica a piada

Festival 'Ria + Ponta Grossa' oferece um kit de panos de prato para o terceiro lugar e um frango assado para o quarto

Da redação
Foto: Reprodução
Na última quinta-feira (17), a Prefeitura de Ponta Grossa, através da Fundação Municipal de Cultura (FMC), abriu inscrições para o festival 'Ria + Ponta Grossa', que pretende estimular a criação de conteúdo de comédia, dar visibilidade aos talentos humorísticos do município e promover uma interação direta com o público através das redes sociais.

Apesar das boas intenções dos organizadores, um detalhe chamou a atenção do público e dos artistas, despertando indignação em boa parte de ambos: a premiação. Enquanto o primeiro lugar ficará com mil reais e o segundo com R$ 600, o terceiro lugar receberá um kit de panos de prato e o quarto receberá um frango assado. Sim, você leu certo. 

A inusitada premiação, como não poderia deixar de ser, ganhou as redes sociais no final de semana, virando motivo de zombaria. “Com o preço da carne no mercado, o quarto lugar não é tão ruim assim”, ironiza um dos mais famosos humoristas de Ponta Grossa em entrevista ao ‘NCG’. “Agora ficou bom, vou conseguir um almoço de domingo”, zoa outro. 

Explicando a piada 

Diante das reações, a FMC se viu na obrigação de fazer aquilo que os humoristas consideram a mais perfeita forma de fracasso: explicar a piada (sim, ao que parece, foi uma piada). Em nota enviada a este portal, a pasta observa que "prêmios como o frango assado e o kit de panos de prato fazem alusão à premiação oferecida em programas, esquetes e peças de humor". 

Lembrando que oferecer esse tipo de prêmio é uma prática comum em grupos de teatro locais e em programas populares, como o 'Cassino do Chacrinha', a FMC destaca que "a intenção do festival é chamar a atenção do público para as mais variadas expressões humorísticas e culturais, oferecendo espaço para a população e para os artistas locais enviarem material cômico". 

Como participar 

O 'Ria + Ponta Grossa' ocorrerá entre os dias 6 e 11 de julho e visa reunir as diversas formas do humor, como contação de piadas, comédia em pé (stand-up), músicas cômicas, apresentações circenses, esquetes de humor e o que mais a criatividade do participante criar, "desde que não traga conteúdo preconceituoso, notícias falsas, polarização política e / ou conteúdo criminoso", nas palavras da FMC.

De acordo com a pasta, o festival será realizado em duas etapas. Na primeira será definido o vencedor do prêmio do Juri Popular, através das reações obtidas pelos vídeos dos participantes, que serão postados na página oficial da FMC no Facebook. Nessa fase também serão estabelecidos os concorrentes que seguirão para a segunda etapa. Os dez candidatos com maior pontuação do Juri Popular participarão de uma apresentação ao vivo, que será transmitida pelas redes da FMC, em que serão avaliados pelo Juri Técnico e definidos os quatro premiados.

Os interessados em participar têm até o dia 27 de junho para enviar um vídeo com uma produção inédita de, no máximo, cinco minutos junto ao formulário de inscrição, que pode ser acessado aqui. Para conferir o edital completo, clique aqui

Notícias Relacionadas »