21/06/2021 às 18h04min - Atualizada em 21/06/2021 às 18h04min

Cursos virtuais e gratuitos têm mais de 3 mil vagas disponíveis em PG

Programa conta com 42 cursos de capacitação profissional em diversas áreas

Da assessoria
Foto: Divulgação
A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional (SMICQP), busca por meio de parcerias com Organizações da Sociedade Civil (OSCs) ampliar a quantidade de munícipes qualificados para o mercado de trabalho com cursos gratuitos do Ponta Grossa Digital. O Instituto João XXIII, entidade voltada para a promoção social de comunidades, aderiu à iniciativa, disponibilizando a ferramenta para os jovens e também adultos que frequentam a instituição.

O Ponta Grossa Digital, do programa Qualifica Mais, conta com 42 cursos de capacitação profissional entre as áreas de Informática, Contabilidade, Telemarketing, Youtuber, Administração, entre outros. Dessa forma, a Prefeitura disponibiliza 650 chaves para inscrição e cada uma comporta cinco pessoas da família, totalizando 3.250 vagas para os cursos on-line de capacitação gratuitos.

De acordo com a diretora do Departamento de Qualificação da SMICQP, Delvana Sebastião, a realização desses cursos pelos munícipes é relevante para o mercado de trabalho. "O mercado fica com quem se qualifica. Portanto precisamos que as pessoas procurem nossos cursos e se profissionalizem, principalmente, quem está à procura de emprego".

Em parceria com a Prefeitura de Ponta Grossa, o Instituto João XXIII, entidade de assistência social sem fins lucrativos, disponibiliza 50 chaves voltadas para o seu público alvo. O Instituto atende pais e familiares das crianças e adolescentes do bairro DER / Colônia Dona Luiza, entre 6 e 18 anos, que frequentam a rede pública de ensino, com renda per capita dentro dos critérios estabelecidos pelo serviço social, ou em situação de risco ou vulnerabilidade.

A assistente social do Instituto, Edna Terezinha da Silva, comenta a importância de profissionalizar os munícipes em vulnerabilidade social dos bairros atendidos pelas entidades. "Os cursos do Ponta Grossa Digital são oportunos para o aprendizado, qualificação e até capacitação profissional que virá a enriquecer o currículo, o que dá maior segurança para os desafios do mercado de trabalho", avalia.

Para utilizar do Ponta Grossa Digital é preciso ser morador de Ponta Grossa e ter mais de 16 anos de idade. A inscrição pode ser feita pelo e-mail qualificamaispg@gmail.com com o nome completo, e-mail, RG, endereço, data de nascimento, telefone e o número de pessoas da família que irão fazer o curso.  Se o interessado é atendido pelo Instituto João XXIII, basta entrar em contato com a equipe da entidade pelo Whatsapp. Os cursos com certificados podem ser de 36 a 40 horas.

As entidades que tiverem interesse em ter parceria com o Ponta Grossa Digital podem obter mais informações pelo telefone (42) 3220-1070 / ramal 2338.

Notícias Relacionadas »