24/06/2021 às 14h47min - Atualizada em 24/06/2021 às 14h47min

​Vereadora de PG lança campanha de arrecadação de produtos íntimos para mulheres

Iniciativa visa coletar doações para ajudar mulheres e adolescentes em situação de vulnerabilidade social

Da assessoria
Foto: Divulgação
Na última sexta-feira (18), na Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG), foi dado o início da campanha Unidas, uma ação solidária que beneficiará meninas e mulheres que não têm condições financeiras de adquirir produtos íntimos como absorventes e sabonetes. 

O evento reuniu lideranças femininas de diversas áreas da cidade e várias denominações evangélicas, todas respeitando o distanciamento social e seguindo os protocolos de segurança contra a COVID-19. Entre as convidadas, esteve presente a prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, que parabenizou toda a equipe pela iniciativa.

No Brasil, a vulnerabilidade social atinge 26% das adolescentes entre 15 e 17 anos. Meninas e mulheres que não têm condições de adquirir produtos íntimos. Segundo a vereadora e idealizadora da campanha, Missionária Adriana, uma em cada 4 meninas entre 15 a 17 anos enfrenta essa dificuldade e sofre socialmente no período menstrual. “Muitas se privam de viver em sociedade no período menstrual, deixam de ir a escola, de aprender, de ter convívio com os demais, colocando em risco o seu futuro e o seu desenvolvimento”, afirma a vereadora. 

A campanha é realizada pela associação União Cristã (UniCris), contando com o apoio da vereadora Missionária Adriana, Câmara Municipal, Prefeitura de Ponta Grossa e entidades religiosas. As organizadoras da campanha estão buscando apoio junto ao comércio local, empresários e demais setores da sociedade. 

“A ação é uma forma de amenizar um problema de saúde pública. O absorvente higiênico, hoje, é colocado como item de cosmético, e não como item de higiene. A vulnerabilidade social é tão grande que muitas vezes as mulheres são obrigadas a usar produtos como papel higiênico, pedaços de tecidos velhos e até papelão, o que pode colocar em risco a saúde”, completa a parlamentar. 

Como doar 

Interessados podem angariar doações na sua região e entrar em contato com a UniCris ou deixar a sua doação em um dos postos de coleta que estão distribuídos nos principais prédios públicos da cidade de Ponta Grossa, entre eles a Câmara Municipal e a Prefeitura. Toda doação será direcionada a instituições que apoiam meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Notícias Relacionadas »