01/03/2021 às 21h55min - Atualizada em 01/03/2021 às 21h55min

Professora de PG faz sucesso no TikTok dublando áudios dos alunos; assista

Popular dentro e fora das redes sociais, a professora já ultrapassou a marca de 1 milhão de visualizações em apenas um vídeo

Por Lucas Couto
Foto: Divulgação
Formada em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e professora há 12 anos, Vanessa Knorr Gomes sempre se considerou uma pessoa antenada em novas tecnologias e também próxima de seus alunos. Essa mistura, somada à distância causada pela pandemia, fez com que ela tivesse um sucesso estrondoso no TikTok, aplicativo de vídeos curtos e com temáticas bem-humoradas que virou febre desde o ano passado. Em apenas um de seus vídeos, a professora já teve mais de 1 milhão de visualizações (veja abaixo).

Adepta do aplicativo, a ideia de dublar os áudios de seus alunos surgiu durante a pandemia. Vanessa conta que sempre ouvia os áudios e se divertia com as mensagens, chegando a mostrá-los ao marido, que também caia no riso com as “pérolas” que circulavam nos grupos. No entanto, o que realmente fez a brincadeira se concretizar foi um motivo muito especial: a saudade. “Teve um dia que eu estava pra baixo, com saudade da minha família, e aí bateu uma falta da sala de aula que me motivou a gravar. Era uma maneira de eu estar mais perto deles”, relembra.

Essa conexão já vinha de longe. Vanessa conta que, sempre nos primeiros dias de aula, até para lembrar os alunos de atividades e compartilhar os materiais, ela pedia para ser incluída nos grupos de WhatsApp. Daí nasceram as suas primeiras interações com o TikTok. “Eles me mandavam os desenhos, ou outros trabalhos da disciplina, e eu fazia um vídeo comentando no TikTok, e eles adoravam. Essa ideia até motivou outros que não estavam fazendo os trabalhos a mandarem, só pra ver eu comentar o trabalho deles. Rolava um ciuminho (risos).”




Reação

Um dos motivos que fizeram a professora continuar a brincadeira das dublagens foi a reação dos alunos. Vanessa conta que eles gostavam de ver os seus áudios interpretados por ela e mandavam cada vez mais. No início, eles chegavam a acompanhar a evolução das visualizações e compartilhavam nos grupos. “A minha intenção nunca foi deixá-los constrangidos, e, ao ver que eles adoravam se verem ali, eu fui fazendo mais. No vídeo que alcançou mais de 1 milhão de visualizações, toda hora eles atualizavam nos grupos e diziam que eu estava famosa”, diverte-se.

Nessa jornada, ela conta que não teve nenhuma oposição dos pais ou dos colegas. Contudo, Vanessa revela que, em um dos vídeos, quase deixou um dos seus alunos solteiro. “Eu gravei o vídeo e postei. De repente, várias meninas começaram a perguntar quem era o garoto que tinha gravado o áudio, porque tinham adorado a voz dele. Queriam saber o nome, número de telefone, redes sociais. Eu obviamente não repassei – e nem repasso – essas informações mas, mesmo assim, quase deixei o coitado do menino sem namorada”, conta.




Fama 

O alcance das publicações foi tão grande que a professora comentou que, dias atrás, tinha ido a Castro visitar os pais. Voltando da viagem, ela abriu uma de suas redes sociais e se surpreendeu com a mensagem que recebera de uma seguidora. “Na hora que cheguei em casa, abri a caixa de mensagens do aplicativo e tinha a mensagem de uma menina que eu nunca tinha visto antes dizendo que não acreditava que ela era vizinha dos meus pais e que ficou sem reação ao me ver.”

Muito popular entre os alunos, a professora acredita que o combustível do alcance dos vídeos foi a espontaneidade. Outro ponto destacado por ela é que não houve nenhum planejamento para as publicações e também que esses vídeos são limitados aos adolescentes. “Eles adoram, até porque eu faço pensando neles. Os meus colegas, a maioria pelo menos, nem sabe que eu faço os vídeos, tanto que, em um dos conselhos de classe, uma professora falou o seguinte: ‘Esses adolescentes não querem saber de estudar, só falam desse tal de TikTok’. Eu só abaixei a cabeça, dei risada e morri de vergonha”, conclui, entre risos. 



Notícias Relacionadas »