30/06/2021 às 06h23min - Atualizada em 30/06/2021 às 06h23min

UEPG lança curso de extensão a distância em Gestão Pública do Esporte

Realizado em parceria com a Superintendência de Esporte do Paraná, curso é voltado a gestores municipais, profissionais da educação física e demais interessados

Da assessoria
Foto: Divulgação
Na tarde desta terça-feira (29), a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) lançou o curso de extensão a distância em Gestão Pública do Esporte. A solenidade aconteceu na Sala dos Conselhos, no Campus Uvaranas, e reuniu autoridades. O curso, realizado em parceria com a Superintendência de Esporte do Paraná, acontece por meio do Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância (Nutead-UEPG) e é voltado para gestores municipais, profissionais da educação física e demais interessados em aprender sobre gestão esportiva.

Durante a solenidade de lançamento, Leandro Martinez Vargas, coordenador do curso, ressaltou que, por ser um curso de extensão, não é necessário que o aluno tenha escolaridade de nível superior para participar. “Ele foi pensado para servidores públicos municipais e estaduais que atuam na gestão do esporte, mas que não possuem diploma universitário”, informa. O professor ainda explica que, com o curso, os alunos estarão aptos a atuar em projetos de caráter público na área de gestão de esporte e lazer. “Agradeço ao Nutead, que deu o suporte desde o início, professor Zaremba e demais professores que estarão à frente da formação dos alunos”.

O professor Carlos Maurício Zaremba destaca que o curso atende às necessidades da área de gestão esportiva na região. “A área da educação física ainda é carente no conhecimento sobre gestão do esporte, por isso levantamos essa bandeira junto ao reitor. Isso só está acontecendo devido ao curso de especialização; sem ele não teríamos a oportunidade de continuar na área do ensino da gestão esportiva”, salienta. Em 2020, a UEPG lançou a pós-graduação lato sensu (especialização) em Gestão Pública do Esporte. A pós teve 11 meses de duração e contabilizou 300 inscrições de profissionais graduados.

“Toda comunidade esportiva nos pedia um curso assim, o que nos deixa muito felizes de estarmos abrindo esse curso para todos”, enfatiza o superintendente geral do Esporte do Paraná, Helio Renato Wirbiski. Para ele, o curso de extensão permitirá que o conhecimento seja perenizado no Estado. “Essa parceria nos honra muito e deu muita qualidade a nossa gestão. Agradecemos a todos os envolvidos”.

O professor Miguel Sanches Neto, reitor da UEPG, comemorou o lançamento do novo curso. “A função da Universidade é formar e é um prazer muito grande quando conseguimos unir nossa expertise com a necessidade de formação em gestão. É um prazer a UEPG estar aqui para formar gestores”. O reitor aproveitou para mostrar iniciativas da Universidade com o setor esportivo, como o curso de especialização e, também, a parceria com o Operário Ferroviário Esporte Clube (Ofec). “A Universidade só faz sentido no momento que a comunidade entende a nossa relevância. Esse é o objetivo: derrubar os muros que nos separam da sociedade”, frisa. Sanches Neto agradeceu a todos os envolvidos no novo projeto, “em especial ao curso de Educação Física, que que tem sido parceiro nas nossas propostas e nos dado desafios”.

Ao final do evento, o diretor geral do Ofec, Rodrigo Sautchuk, agradeceu a todos pela iniciativa e presenteou as autoridades com a camisa do Clube. “O esporte é grato a iniciativas como essa, que com certeza ajudam no desenvolvimento esportivo da nossa região”.

As inscrições para o curso de extensão em Gestão Pública do Esporte estarão abertas de 01 a 14 de julho. Mais informações constam no site do Nutead (aqui).

Presenças

Estiveram presentes no evento Miguel Sanches Neto, reitor da UEPG; Helio Renato Wirbiski, superintedente geral do Esporte do Paraná; Carlos Willians Jaques Morais, pró-reitor de graduação; Patricia Lucia Vosgrau de Freitas, diretora do Nutead;  Leandro Martinez Vargas; professor do curso de Gestão Pública do Esporte; Rodrigo Sautchuk, diretor geral do Ofec; e Carlos Maurício Zaremba, coordenador do convênio com Ofec e professor do curso de Educação Física da UEPG.

Notícias Relacionadas »