02/07/2021 às 07h08min - Atualizada em 02/07/2021 às 07h08min

'Banho Solidário' retoma atendimento à população de rua em PG

Além da estrutura, o público receberá um kit de higiene pessoal; veja outras opções de assistência no município

Da redação, com informações da PM
A Prefeitura de Ponta Grossa, junto com a Secretaria Municipal de Políticas Públicas Sociais (SMPPS) e com a Fundação de Assistência Social (Faspg), vai retornar com o projeto 'Banho Solidário'. Ele atenderá as pessoas em situação de rua nesta sexta-feira (2), das 14h às 17h, em frente ao ginásio de esportes Zukão. Após todos os banhos, o espaço passará por desinfecção.

Além da estrutura, as pessoas em situação de rua receberão um kit de higiene pessoal com shampoo, condicionador, sabonete, cotonete, fio, pasta e escova dental, pente de cabelo, toalha de banho, toalha de banho, absorventes para as mulheres e aparelho de barbear para os homens.  

Hoje, a cidade conta com cerca de 120 pessoas em situação de rua (que são aquelas que têm residência fixa, mas que utilizam a rua como meio de sobrevivência) e cerca de 30 pessoas que são moradores de rua (pessoas sem referência domiciliar nenhuma). 

O município de Ponta Grossa possui dois órgãos públicos que atendem essa população específica, o Centro POP e Abordagem Social.

Outros atendimentos 

Centro POP: localizado na rua Tobias Monteiro, 54, próximo à rodoviária. Atendimento de segunda a sexta, das 8h às 17h, serve café da manhã, café da tarde, oferece banhos e lavagem de roupas. São atendidos por um equipe técnica que encaminha para serviços de acolhimento, documentação pessoal, passagens intermunicipais, serviços de saúde, entre outros. Equipe composta de assistentes sociais, educadores, administrativos, agente social e zeladoria.

Serviço de Abordagem Social: faz busca ativa das pessoas que se encontram na rua e prestam orientação e encaminhamento. Atendem de segunda a sexta, das 10h às 17h, no período da noite das 21h às 23h, e finais de semana em regime de plantão.

Restaurante Popular: serve, em média, 100 refeições por dia para o público do Centro POP e para pessoas abordadas pela Abordagem Social.

Pernoite Zukão: a entrada no local acontece das 20h às 22h, com a saída até às 8h do dia seguinte. No local, são disponibilizados colchões, travesseiros, cobertores, e oferecido alimentação e kits de higiene pessoal. O serviço iniciou em junho e será mantido durante todo o inverno. 
     
A Prefeitura ainda conta com duas entidades que executam o serviço de acolhimento, que acolhem 50 pessoas cada, com um total de 100 vagas para o município.

A população que se deparar com pessoas que estão nas ruas pode entrar em contato no telefone de plantão da Abordagem Social pelo 42988723820. Uma equipe se dirigirá até o local para proceder com o atendimento.

Notícias Relacionadas »