02/07/2021 às 18h05min - Atualizada em 02/07/2021 às 18h05min

1 de cada, com Renê Hellman

Confira as dicas do professor do Departamento de Direito Processual da UEPG, autor do livro 'Comentários ao Código de Processo Civil' e do canal Professor Renê Hellman, no YouTube

Por Renê Hellman
Foto: Divulgação

1 LIVRO

Incidente em Antares (Erico Veríssimo)


"Na fictícia Antares, no interior do Rio Grande do Sul, Veríssimo desenvolve um romance com forte crítica política e social, espelhando fatos e personagens da vida brasileira. Um clássico atemporal que retrata, com humor e perspicácia, uma cidade em greve que acaba sendo invadida pelos mortos insepultos das várias classes de uma sociedade desigual, que se vê obrigada a confrontar-se com as suas próprias injustiças e hipocrisias"

1 FILME

Central do Brasil (Walter Salles, 1998)




"Uma dura história que, mais do que consagrar Fernanda Montenegro como uma das nossas maiores atrizes, tratou com delicadeza as várias camadas de sentimentos e emoções que se localizam nas relações humanas estabelecidas na camada mais pobre da nossa sociedade"

1 MÚSICA

"Viramundo" (Gilberto Gil e Capinam)




"Uma música sobre coragem e destemor, que anuncia o desejo de virar o mundo em festa, trabalho e pão. Em especial, a versão ao vivo gravada por Maria Bethânia, com a participação de Gilberto Gil, no show Noite Luzidia, em 2001"

1 SÉRIE 

Vale Tudo (Gilberto Braga e Glória Pires, 1988)




"Não é uma série e, sim, uma telenovela, que é um produto mais brasileiro. 'Vale Tudo' é uma novela marcante pela qualidade do texto, das interpretações, mas principalmente porque continua sendo uma história a retratar fielmente o modo de ser da sociedade brasileira. Ainda nos questionamos se vale tudo pelo dinheiro e pelo poder, e continuamos a ver, nas pequenas e grandes ações, em todas as classes sociais, que o vale-tudo ainda é uma prática comum"

1 LUGAR

Salvador 


"Com os romances de Jorge Amado e as canções de Dorival Caymmi, mesmo sem conhecê-la, eu já sentia saudades da Cidade da Bahia. Depois que a conheci, entendi o porquê de ser o palco dos maiores romances do escritor e das melhores canções do compositor"

1 PRATO

Acarajé


"Sem dúvida, o acarajé servido em qualquer barraca de baiana à beira da Baía de Todos os Santos, sob o sol escaldante dos trópicos e com muita pimenta, é o melhor da nossa culinária"

1 FRASE 

"O desespero eu aguento. O que me apavora é essa esperança" (Millôr Fernandes)

"Embora não seja uma clássica frase com mensagem de inspiração, o humor refinado do Millôr, grande frasista, e essa forma sarcástica de ver o mundo, inspiram porque nos oferecem novas perspectivas, novos pontos de vista"

1 ÍCONE 

José Joaquim Calmon de Passos


"Um dos maiores juristas que o Brasil já teve. Dono de uma aguda percepção das armadilhas do Direito, Calmon de Passos construiu uma obra com ideias originais e forte tom crítico. Seu legado continua imbatível e muitas das suas críticas permanecem sem resposta, o que indica os seus acertos em apontar os erros de determinadas concepções teóricas"

Notícias Relacionadas »