09/07/2021 às 09h24min - Atualizada em 09/07/2021 às 09h24min

Seminário 'Transporte Público em PG - Um novo sistema é possível' acontece nesta sexta (9)

Evento será transmitido pelas páginas dos partidos PCdoB, PSOL e PT no Facebook

Da assessoria
Foto: Divulgação
Acontece nesta sexta-feira (9), às 19h, o primeiro encontro do seminário "Transporte Público em PG – Um novo sistema é possível". A organização está sendo realizada pelos diretórios de Ponta Grossa dos partidos políticos PCdoB, PSOL e PT, além do Mandato Coletivo do PSOL na Câmara de Vereadores da cidade. O evento será transmitido pelas páginas do Facebook dos partidos.

Como o contrato com a Viação Campos Gerais vence em junho de 2023, a intenção do seminário é buscar novas ideias para colaborar com o Executivo local a fim de construir um novo sistema de transporte público que seja eficiente, com baixa tarifa ou gratuito e de qualidade.

Neste primeiro encontro vão participar como debatedores Marcos de Sousa, jornalista e editor do portal Mobilize Brasil e Mauro Zilbovicius, professor doutor da Escola Politécnica da USP, ex-diretor da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) no governo da ex-prefeita de São Paulo, Luiza Erundina. A mediação será feita pela co-vereadora Ana Paula de Melo (PSol).

Para os organizadores o seminário também vai ser uma oportunidade para que toda a comunidade ponta-grossense possa dar sua opinião, apontar os erros do atual contrato e fazer sugestões, além de ouvir sobre experiências de outras cidades e se informar sobre os principais desafios que a serem superados em relação à mobilidade urbana.

Além desse primeiro debate, o seminário prevê ainda outros dois encontros, um deles com a presença do engenheiro civil e ex-secretário de Transportes da cidade de São Paulo, Lúcio Gregori e com o arquiteto e urbanista ponta-grossense Joel Larocca Júnior e o terceiro evento com a participação do presidente da Confederação Nacional das Associações de Moradores (CONAM), Getúlio Vargas Júnior (PCdoB) e da coordenadora do Organismo de Base do Transporte coletivo do PCdoB de PG, Marny Mariano.

Currículo dos debatedores

Marcos Souza - Graduado em Comunicação Social pela ECA-USP (1985). Atuou nos jornais Folha de S. Paulo, Jornal da Tarde editou as revistas Téchne (Tecnologia da Construção), AU (Arquitetura e Urbanismo) e colaborou com as revistas Projeto Design, Problemas Brasileiros, Construção Pini e várias outras do segmento de arquitetura, construção e design. Editou livros nas áreas de artes, arquitetura, urbanismo e construção. É ciclista, utilizava o transporte público até a chegada da pandemia, mas segue caminhando pelas ruas e calçadas esburacadas de São Paulo. Atua no Mobilize Brasil (www.mobilize.org.br) desde 2011.

Mauro Zilbovicius - Professor Doutor – Departamento de Engenharia de Produção, Escola Politécnica da USP (POLI), desde 1993, Professor Senior desde 2021. Doutor (1997), Mestre (1987) e Engenheiro (1980) de Produção pela POLI/USP. Estágio de doutorado no IDS – Institute of Development Studies, na Univ. de Sussex, Brighton, Reino Unido (1991/1992). Diretor Administrativo e Financeiro da CET/SP e Diretor do DSV, 1992. Chefe da Assessoria Técnica da Secretaria de Serviços e Obras, 1989-1990. Secretário Interino de Serviços e Obras da Prefeitura de SP, janeiro a abril de 1991. Na Prefeitura de SP: planejamento do sistema de transporte por ônibus, projeto da municipalização, projeto tarifa zero, projeto coleta seletiva de lixo, plano municipal de resíduos sólidos2008/2009: Presidente da Diretoria Executiva da Fundação Carlos Alberto Vanzolini. Atualmente, membro do Conselho Curador da Fundação.

Notícias Relacionadas »