09/07/2021 às 16h30min - Atualizada em 09/07/2021 às 16h30min

1 de cada, com Consuelo Taques Ferreira

Confira as dicas da advogada e psicóloga Consuelo Taques Ferreira

Por Consuelo Taques Ferreira
Foto: Evelyn Ferreira
Um livro, um filme, uma música, uma série, um lugar, um prato, uma frase, um ícone: oito opções para conhecer e expandir os horizontes, por Consuelo Taques Ferreira, advogada e psicóloga. 


1 LIVRO 

Perdas e Ganhos (Lya Luft)


"A escritora nos convida a pensar sobre diversos aspectos da vida. Eu já a acompanhava quando ela era articulista de uma revista de circulação nacional. Depois me interessei por seus escritos, pelos quais sou apaixonada. Com uma visão muito humana e bem posta, ela discorre sobre facetas do comportamento humano, fazendo-nos entender que nem tudo que percebemos como perdas verdadeiramente o são. Muitas vezes, são ganhos com lapidações pontuais em nossa forma de ver os fatos da vida"


1 FILME

Como eu era antes de você (Thea Sharrock, 2016) 



"Filme contemporâneo, com o qual a crítica foi contundente por conta da apologia ao suicídio assistido. Entretanto, a análise que faço é da relação entre os personagens Will e Clark, que se descobrem ao se envolverem com uma relação que não estava destinada para aquele desfecho. A protagonista devolve um pouco de vida ao jovem. No entanto, o desfecho foi desmedido, apesar do sentimento entre ambos. Amar também pode significar renúncia"


1 MÚSICA

"A Miragem" (Marcus Viana)




"Eu sou uma pessoa que imprime sentimento em tudo. O amor é, para mim, o maior de todos os sentimentos que um indivíduo pode espraiar. A letra dessa canção lembra uma profunda história de amor, daquelas em que se conhece o sabor doce e amargo das vivências. Destaco aqui: 'Somente por amor a gente põe a mão no fogo da paixão e deixa-se queimar'"


1 SÉRIE

Freud (2020)




"Sem dúvidas! Entre tantas que já assisti, esta me marcou em particular. Trabalho também com psicologia, e o meu interesse foi imediato. Apaixonei-me por Freud, mas Jung [Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço] me faz ver melhor o lado que sempre busco: o liame entre corpo, mente e alma. A despeito das críticas e do suspense, a série me roubou a atenção e, vez ou outra, assisto a algum episódio novamente. Sempre se aprende"


1 LUGAR 

Ilha de Comandatuba (Bahia)


"Há tantos lugares! Vivi muitos bons momentos em belíssimos lugares! Mas escolho a Ilha de Comandatuba, na Bahia, onde pude colocar a alma em quietude e avaliar aspectos muito significativos da vida. Lá, além da culinária maravilhosa, feita com primor para nós, brasileiros, fiz fotos, tomei sol e me revigorei. Se há algo a dizer, é que por certo o vento do amor sopra pelo nordeste"


1 PRATO 

Pasta ao Molho Alfredo


"A maior dificuldade é a escolha! Se fosse por exclusão, seria fácil. Amo cozinhar. Coisas simples. Mas uma Pasta ao Molho Alfredo me deixa feliz. A culinária italiana, de modo geral, é fabulosa. De quebra, adoraria um tiramissú"


1 FRASE

"Vá aonde o seu coração mandar" (Suzanna Tamaro) 

"Escritora italiana que tem, em sua obra que leva esse título, o recorte de uma vida. A autora escreve com maestria uma linda história da avó para a neta, para que esta não repita os erros da avó. Livro convidativo que deixo como sugestão por aqui"


1 ÍCONE

José Joaquim Calmon de Passos 


"A única oportunidade que tive de ouvir José Joaquim Calmon de Passos, eu me encantei. Baiano, jurista espetacular. A Superioridade Divina o recolheu para outras paragens. Na obra 'Direito, Poder, Justiça e Processo', Calmon afirma: 'Uma justiça imperfeita, sem caridade, não é justiça'. Reflexões inúmeras desse grande jurista, que, assim como Ruy Barbosa, sendo zombado por não alcançar o pendurador de uma chapeleira, replicou: 'Esta chapeleira foi feita para homens grandes, e não para grandes homens'. Dito isto, há, sim, seres iluminados a povoar este plano; mas outros há, em paragens que não conhecemos, a nos preparar novos caminhos"

Notícias Relacionadas »