16/07/2021 às 17h38min - Atualizada em 16/07/2021 às 17h38min

1 de cada, com Celso Parubocz

Confira as dicas do artista visual e curador Celso Parubocz

Por Celso Parubocz
Foto: Reprodução
Um livro, um filme, uma música, uma série, um lugar, um prato, uma frase, um ícone: oito opções para conhecer e expandir os horizontes, por Celso Parubocz, artista visual e curador. 

1 LIVRO

O Alfanje e o Centeio – Crônicas da Imigração (Josué Corrêa Fernandes)


"Atualmente, estou lendo este livro que trata de temas pertinentes às imigrações ucraniana e polonesa no Paraná. Fala também do desbravamento da região da Serra da Esperança de um lado e, de outro, pelo Rio Ivaí. O autor narra episódios reais e romanescos acerca da luta dos pioneiros"

1 FILME

Orações Para Bobby (Russell Mulcahy, 2009)




"Filme inesquecível. É um docudrama baseado em um livro que relata a história real da vida e do legado de Bobby Griffith, um jovem gay que se suicidou em 1983 devido ao fanatismo religioso e à homofobia de sua mãe. O filme é protagonizado por Ryan Kelley, que interpreta Bobby, e Sigourney Weaver, que interpreta a mãe, Mary Griffith. Os pais precisam entender que criam filhos para o mundo e que, muitas vezes, nem tudo sai como planejaram. É preciso entender, estudar e respeitar a felicidade deles"

1 MÚSICA

"Todo Azul Do Mar" (14 Bis)




"Esta música traz boas lembranças da minha juventude" 

1 SÉRIE 

Outlander (2014)




"Outlander é uma série baseada nos romances de ficção histórica norte-americana da escritora Diana Gabaldon. A trama se concentra na enfermeira britânica Claire Randall, do século XX, que viaja para a Escócia do século XVIII e encontra aventura e romance com o guerreiro Jamie Fraser. A fotografia e a música são maravilhosas"

1 LUGAR 

CREArte


"O CREArte é onde fica o meu atelier de arte contemporânea. Lá tem tudo de que gosto: música, árvores, flores, minha fiel Grace, uma Cane Corso italiana, e tudo de que preciso para produzir as minhas obras. Quando estou lá, eu me esqueço do mundo"

1 PRATO

Cupim ao molho


"O cupim ao molho no restaurante do Toko, no Guarani, aos domingos, é delicioso"

1 FRASE

"Deus dá a todos uma estrela.
Uns fazem da estrela um sol.
Outros nem conseguem vê-la."

Helena Kolody

"Algumas pessoas ficam esperando as coisas aconteçam e não percebem que precisamos estar atentos às oportunidades que estão ao nosso dispor. É preciso correr atrás e fazer o nosso sol brilhar"

1 ÍCONE

Erinilda Carvalho Parubocz


"Minha mamãe. Cuida da casa, dos filhos, noras e netos, e ainda tem tempo de ajudar ao próximo. Faz parte da Rede Feminina de Combate ao Câncer, da Entidade Chico de Deus, e sempre está fazendo o bem ao próximo, sempre ouvindo os outros e passando mensagens de otimismo. Mamãe também é artista, artesã, pinta, borda, faz tricô, crochê, costura, cozinha, adora fazer coisas gostosas para nos agradar e aos que convivem conosco. Enfim, não existe ninguém igual a ela" 

Notícias Relacionadas »