19/07/2021 às 15h54min - Atualizada em 19/07/2021 às 15h54min

Marco inicial de PG, Capela Santa Bárbara passa por restauração

Apesar de receber muitos visitantes de fora, cerca de 70% dos ponta-grossenses ainda não conhecem o local

Da redação
Surgida no século XVIII, a Capela Santa Bárbara (foto) é considerada por muitos pesquisadores o marco inicial do município de Ponta Grossa. Localizado nas proximidades da vila San Martin, o imóvel está passando por obras de restauração, informa a proprietária Bianca Carraro. 

Segundo Bianca, o local receberá restauros de grande extensão em sua estrutura. Primeiro, as paredes da Capela serão reforçadas. Em seguida, o teto será retirado e recolocado; o forro, que está soltando, será substituído; e a fiação elétrica será trocada.

A previsão da proprietária é que, após a realização do reforço das paredes, toda a obra termine em, no máximo, três meses. 

Reformas 

Tombado pelo Conselho Municipal de Patrimônio Cultural (Compac), o imóvel, de acordo com Bianca, vem recebendo reformas com frequência, por parte dos proprietários, desde o início dos anos 2000, quando foi tombado para preservação. 

Turismo

Apesar de preservada e apoiada pelo poder público, a Capela Santa Bárbara é um bem particular. Para ajudar na manutenção do local, os proprietários inauguraram, em 2017, um café bem próximo ao imóvel. Também é cobrada uma taxa de R$ 10,00 por pessoa para a visitação. 

Segundo Bianca, muitos turistas visitam o local em razão de seu valor histórico, mas cerca de 70% da população de Ponta Grossa não conhece a Capela. Interessou-se? O local abre somente nos finais de semana, após as 14h. Para obter mais informações, ligue para (42) 9-9102-2598. 

Notícias Relacionadas »