21/07/2021 às 19h32min - Atualizada em 21/07/2021 às 19h32min

De pet da família Pauliki a mascote da Lojas MM: conheça a história da Xicória

Personagem ficou famosa protagonizando comerciais e ações do Grupo Mercadomóveis

Da redação
Se você mora em uma cidade que conta com uma filial da Lojas MM, certamente já se deparou com a cachorrinha Xicória na televisão, nas redes sociais ou em alguma ação por aí. A simpática mascote da empresa sediada em Ponta Grossa já entrou definitivamente para o imaginário popular. Mas você conhece a história por trás da personagem?

Vamos voltar ao início dos anos 2000. Nessa época, a família Pauliki, fundadora do Grupo MM, tinha uma cachorrinha da raça Beagle que era muito esperta e amorosa, mas, como todos os cães dessa raça, também muito serelepe. Um dia, por conta de um descuido, ela saiu pelo portão e foi viver a sua própria vida. Em homenagem a ela, foi criada a Xicória, em 2004.


“No início, a personagem aparecia apenas em alguns comerciais de televisão, sempre em um ambiente familiar, mas o público gostou tanto da cachorrinha que a empresa decidiu dar vida a ela e transformá-la em mascote oficial”, explica o vice-presidente comercial e de inovações do Grupo MM, Marcio Pauliki (na foto acima, com a “Xicória” original). 

Com o passar dos anos e com o surgimento de novas tecnologias, a Xicória foi se modernizando e passou a viajar por diferentes mundos através da computação gráfica. No início de julho deste ano, ela surgiu com uma pelagem mais realística e até com voz, para poder se aproximar ainda mais dos clientes da empresa e de toda a comunidade.

Assista, a seguir, um resumo dessa história (se preferir, vire o celular na horizontal para uma melhor visualização)




Repaginação

Este ano, a Xicória surgiu em uma nova versão – mais viva, mais realista e mais fofinha. De acordo com o gerente de marketing digital da Lojas MM, Bruno França, a repaginação da mascote foi necessária para a empresa desenvolver novas formas de se comunicar com o público atual e com os públicos mais jovens, com os quais a marca também interage.

“A Xicória estava há mais de dez anos com o antigo formato, e houve a necessidade de atender a uma demanda, tanto da área de comunicação quanto da interação dela com o público, de se aproximar daquilo que o nosso público está acostumado a visualizar em animações”, aponta.
 
Assista, a seguir, à nova versão da personagem
(se preferir, vire o celular na horizontal para uma melhor visualização)



Para saber mais sobre o Grupo MM, acesse aqui o site da empresa.
Notícias Relacionadas »