22/07/2021 às 11h27min - Atualizada em 22/07/2021 às 11h27min

VÍDEO: Ratinho quer implantar teleférico como meio de transporte no Paraná

Governador conheceu a novidade na Cidade do México; confira imagens

Da redação, com assessoria
Foto: Divulgação
Uma linha de teleférico com 9,2 quilômetros de extensão se tornou a nova solução para o transporte público da Cidade do México, uma das mais populosas do mundo. Nesta quarta-feira (21), o governador Carlos Massa Ratinho Junior fez uma visita técnica ao Cablebus, que entrou em operação no último dia 11 de julho e transporta de 40 mil a 50 mil passageiros diariamente, fazendo a ligação entre as regiões de Cuautepec e Indios Verdes.

Para o governador, que participa de uma missão oficial no México ao longo desta semana, as inovações adotadas na capital do país servem de exemplo para as políticas de transporte do Paraná, especialmente para o que pode ser implantado na Região Metropolitana de Curitiba, que já tem um sistema integrado, mas que pode ser modernizado.

"Estou conhecendo o novo sistema de transporte da Cidade do México, uma cidade que é maior que o Paraná e que passava por problemas no transporte público. A solução foi encontrada com a construção do teleférico recentemente inaugurado na zona de Cuautepec. O sistema já é utilizado em cidades como Londres e La Paz. Mais um exemplo de inovação e desenvolvimento sustentável que queremos implantar no Paraná", afirmou Ratinho nas redes sociais nesta quarta-feira. 

Segundo o governador, o transporte público através do teleférico é um exemplo de inovação. “Esse percurso, de cerca de 10 quilômetros, levava 1h30 de ônibus e agora pode ser percorrido em até 30 minutos. A linha faz a ligação entre bairros populosos, e é possível fazer a integração com outros modais, como ônibus e metrô”, ressaltou.

CABLEBUS – Cada cabine do Cablebus tem capacidade para transportar até dez pessoas e são equipadas com Wi-Fi. A linha 1 conta com seis estações e 337 cabines, que circulam diariamente e fazem a conexão com linhas de metrô, metrobus (sistema de transporte de ônibus expressos) e ônibus. Uma segunda linha de teleférico deve ser inaugurada no próximo sábado (24), com extensão de 10,5 quilômetros.

Para Gilson Santos, diretor-presidente da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), o sistema de transporte reúne uma série de inovações: é silencioso, rápido, ambientalmente correto, tem possibilidade de captação de energia solar, conta com acesso gratuito à internet, promove a inclusão social e faz a conexão com todos os modais.

"Essa visita ajudou a conhecer na prática a concepção do projeto, os estudos de demanda, a topografia, a ocupação do espaço público, as estações, a forma de contratação. Dessa forma vamos começar a avaliar estudos no Paraná, principalmente para a Região Metropolitana de Curitiba, para começar a viabilizar projetos dessa natureza", disse.

Confira imagens da visita de Ratinho Junior ao teleférico da Cidade do México (se preferir, vire o celular na horizontal para uma melhor visualização)


Notícias Relacionadas »