30/07/2021 às 17h14min - Atualizada em 30/07/2021 às 17h14min

1 de cada, com Thiago Moro

Confira as dicas de Thiago Moro, operariano, sommelier de cachaças e sócio-proprietário do Engenho 227 Cachaçaria

Por Thiago Moro
Foto: Divulgação
Um livro, um filme, uma música, uma série, um lugar, um prato, uma frase, um ícone: oito opções para conhecer e expandir os horizontes, por Thiago Moro, operariano, sommelier de cachaças e sócio-proprietário do Engenho 227 Cachaçaria.


1 LIVRO 

O que se deve ler para conhecer o Brasil? (Nelson Werneck Sodré)


"Com tantas excelentes opções de literatura, recomendo esse clássico livro do grande Werneck Sodré, que consiste em um largo mapeamento bibliográfico de várias épocas da história brasileira, desde estudos econômicos e militares até linguísticos e geográficos, além de trazer um grande acervo de títulos sobre a história da nossa formação cultural"


1 FILME 

O Segredo dos Seus Olhos (Juan José Campanella, 2009)




"Sou muito fã do cinema argentino, em especial do fenomenal Ricardo Darín, e também muito fã do cinema espanhol. Esse filme hispano-argentino recebeu dezenas de prêmios, entre eles o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, e está listado em diversas listas como um dos 100 melhores filmes do século XXI. Para quem gosta do gênero suspense, policial, drama histórico, é uma ótima dica para o seu fim de semana gelado"


1 MÚSICA

"Carta aos Missionários" (Uns e Outros)




"'Carta aos Missionários' e 'Dias Vermelhos' são as únicas músicas de sucesso do grupo de rock carioca Uns e Outros. Porém, essa letra sempre mexeu comigo, desde a primeira vez que ouvi, no final dos anos 80 e início dos anos 90, quando eu estava próximo dos meus dez anos de idade. 'Missionários de um mundo pagão / Proliferando ódio e destruição / Vêm dos quatro cantos da terra / A morte, a discórdia, a ganância e a guerra / E a guerra'. A música veio fazer mais sucesso ainda mais tarde, com a banda Biquini Cavadão"


1 SÉRIE 

Anos Incríveis (1988)


"Não sou fã de séries. Ao contrário da minha esposa Fernanda, que assiste a todas que puder e ao mesmo tempo, eu prefiro muito mais os filmes. Mas teve uma série a que eu assisti no final da minha infância e início da minha juventude, e da qual eu gostava muito. 'Anos Incríveis', estadunidense, gravada entre 1988 e 1993, teve apresentação em TV aberta no Brasil, primeiro na TV Cultura e depois na TV Bandeirantes. Saudades do romance do Kevin Arnold e da Winnie Cooper"


1 LUGAR 

Olinda (Pernambuco)


"Eu tive a satisfação de estar lá em 2004 e de voltar em 2018. A efervescência cultural nas ruas dessa cidade, que é Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO, distante apenas seis quilômetros da capital Recife, é o que mais gratifica a visita a esse local cercado de história"


1 PRATO 

Strogonoff


"Como um bom gordinho, eu gosto muito de comer e de tudo um pouco. Mas, como tenho que indicar apenas um prato, lá vai aquele que você pode me convidar para comer e que será impossível eu recusar: strogonoff de carne bovina, com bastante champignon, aquele arroz branco soltinho e uma batata palha bem fininha por cima. Para acompanhar, uma cachaça armazenada em amburana"


1 FRASE

"Sempre quando sou provocado a citar uma frase, recorro a Vladimir Ilyich Ulianov, o Lênin. Diz ele: 'É preciso sonhar, mas com a condição de crer em nosso sonho, de observar a vida real, de confrontar a observação com o nosso sonho, de realizar escrupulosamente as nossas fantasias. Sonhos, acredite neles'"


1 ÍCONE 

Ciro Elias Moro 


"Meu maior exemplo é o meu pai, Ciro Elias Moro, modelo de honestidade e retidão que, junto com a minha mãe, Alda Maria Moro, me ensinaram os princípios da vida que eu deveria seguir" 

Notícias Relacionadas »