06/08/2021 às 13h51min - Atualizada em 06/08/2021 às 13h51min

Ciclistas de PG apontam os benefícios de pedalar no inverno

Manter a disposição para fazer atividades físicas no frio não é uma tarefa fácil, mas após ver esses benefícios você sair correndo pegar a sua bike

Da redação
Foto: Freepik
Grupos de ciclistas pedalando pelas ruas e estradas de Ponta Grossa têm se tornado uma cena cada vez mais frequente. As belas paisagens e a criação de ciclofaixas em regiões estratégicas fazem com que a cidade e a região sejam procuradas tanto por aqueles que gostam de estradas (speedeiros) quanto pelo pessoal da mountain bike.

Na pandemia, a busca por um esporte saudável e seguro fez com que o ciclismo ganhasse ainda mais força entre os ponta-grossenses. “O aumento do ciclismo em Ponta Grossa veio no mesmo momento em que, na pandemia, não havia outra maneira de sair com segurança, e pedalar ao livre é seguro”, aponta a ciclista Josielly Lima Guimarães.

Também cresce o número de pessoas que usam a bicicleta como meio de transporte. O médico otorrinolaringologista Alexandre Trentini é um dessas pessoas. “Às vezes, a gente quer fazer um esporte, uma atividade física, mas não tem muito tempo. Quem está nessa situação pode pedalar no trajeto para o trabalho. Mesmo que não seja muito longo, já ajuda”, afirma. 

Na visão de Trentini, a pedalada ainda oferece o benefício de contribuir com o meio ambiente. “Pedalando, eu tenho o maior prazer de ter consciência ecológica, saber que tem um carro a menos andando por aí e soltando fumaça. Psicologicamente, isso me ajuda, me faz pensar que estou fazendo a minha parte, estou fazendo o bem”, relata. 



Com a chegada do inverno, nem sempre é fácil manter o ânimo para dar uma boa pedalada. No entanto, as baixas temperaturas podem fazer com que os benefícios do ciclismo sejam aumentados, trazendo mais saúde e bem-estar. A seguir, Josielly e Trentini apontam alguns dos benefícios de pedalar no inverno.

1) Queima mais calorias

Sob temperaturas mais baixas, o corpo gasta mais calorias. Somando isso à prática do exercício, os benefícios aumentam. “No frio, o gasto calórico acaba sendo maior, porque o seu corpo vai precisar gastar mais energia para fazer o exercício e se manter aquecido”, explica Josielly.

2) Ajuda a evitar distensões musculares

No frio, é comum que os músculos fiquem mais contraídos, o que pode causar distensões e contraturas musculares. “A pedalada ajuda a soltar músculos como perna, glúteos, panturrilha, tórax, peitoral e braços”, aponta a ciclista.

3) Aumenta a disposição

Fazer um exercício físico sob baixas temperaturas faz o sangue circular mais rápido e aumenta a disposição. “Eu até prefiro pedalar nessa estação, porque aí eu saio de casa com frio e chego ao consultório já aquecido. Fazer uma atividade matinal para levantar a energia é algo que ajuda bastante”, comenta Trentini.

4) Faz bem para a mente

Com a pandemia e o isolamento social decorrente dela, os casos de ansiedade e depressão aumentaram em todo o mundo. Pedalar pode ser uma ótima forma de relaxar e se distrair. “Além de ser um esporte seguro, já que não causa aglomerações, o ciclismo é quase uma terapia. Só o fato de você estar em um ambiente ao ar livre e ver novas paisagens já faz muito bem para a mente”, explica Josielly.
 
Dicas 

Ficou interessado em dar as suas pedaladas por aí? Ótimo! Mas fique atento às dicas: 

1) Use roupas adequadas (térmicas, corta-ventos, transpirantes);

2) Faça alongamento e aquecimento (15 minutos de pedal leve já bastam);

3) Entre em grupos de pedalada para se sentir mais motivado e seguro;

4) Mantenha-se hidratado;

5) Invista em equipamentos de qualidade. Para isso, busque entender quais são as suas necessidades. Você quer uma bicicleta para o dia a dia ou só para os finais de semana? Para usar em ruas, rodovias ou chão de terra? Responder a essas questões vai influenciar na escolha do seu equipamento. Em Ponta Grossa e região, há diversas opções de lojas de bicicletas. Uma delas é a Lojas MM, que, por saber de todos os benefícios físicos, mentais e sociais proporcionados pela pedalada, lançou a campanha ‘Pegue sua bike’, com o objetivo de estimular a atividade entre adultos e crianças. Bom passeio! 


Notícias Relacionadas »