13/08/2021 às 17h50min - Atualizada em 13/08/2021 às 17h50min

UEPG e Superintendência de Cultura do Paraná oferecem cursos gratuitos de extensão

Serão seis vagas em Ponta Grossa

Da assessoria
Foto: Divulgação
Nesta sexta-feira (13), iniciaram as inscrições para cursos gratuitos de extensão em Cultura, oferecidos pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), em uma parceria com a Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura (SECC), por meio da Superintendência-Geral da Cultura. São mil vagas disponíveis para o público em geral, limitadas por município.

A atividade faz parte do Programa de Capacitação e Formação em Cultura, uma série de atividades formativas e de capacitação para profissionais que atuam na área cultural, que compreende cursos e oficinas em diversas áreas artístico-culturais. São três cursos, na modalidade de ensino a distancia (EaD): Fundamentos da Cultura, com a professora Sandra Borsoi (de 19 de agosto a 22 de setembro); Introdução às Políticas Públicas Culturais no Brasil, com a professora Alessandra Perrinchelli Bucholdz (de 23 de setembro a 27 de novembro); e Elaboração de Projetos Culturais, com a professora Alessandra Perrinchelli Bucholdz (de 28 de novembro a 1º de dezembro).

Uma das ministrantes dos cursos é a professora do departamento de Artes da UEPG, Sandra Borsoi. Ela comemora a parceria e aponta que os cursos contribuem com o papel da cultura de promover o conhecimento e possibilitar a liberdade de cada artista em abrir novas possibilidades de inserção nas plataformas de fomento à cultura com captação financeira. “A intenção é capacitar para dar voz a arte de cada artista e instrumentalizar para a realização de projetos culturais”, enfatiza. “Os cursos que estão sendo ofertados são de suma importância no contexto atual, pois entendemos a cultura e suas diferentes manifestações como um fenômeno em constante transformação no processo de criar e recriar. As artes, de uma maneira geral, são um componente ativo na vida do ser humano”.

O objetivo, segundo a Superintendência da Cultura, é capacitar agentes culturais em todo o Estado e fortalecer as redes de cultura no Paraná. Por isso, esses cursos são abertos para a participação de qualquer pessoa, independentemente da área de atuação na cultura. Confira quantas vagas estão disponíveis para cada município neste documento, tire dúvidas e faça sua inscrição no site do Programa.

Notícias Relacionadas »