17/08/2021 às 15h41min - Atualizada em 17/08/2021 às 15h41min

No Egito, família de PG realiza encontro com autoridade em autismo

Conheça a história da ‘Family On Board’, que viaja o mundo falando sobre o autismo

Da redação
Foto: Divulgação
Já pensou em ter a sua vida transformada em questão de segundos? Foi assim que surgiu a história da ‘Family On Board’ (família a bordo, em português), uma família de Ponta Grossa que viaja o mundo para buscar mais informações sobre o autismo.

O último destino escolhido por eles foi o Egito. Marcel Stefanini e Violet Shibuta puderam conhecer e conversar pessoalmente com uma das personalidades mais importantes relacionadas à conscientização do autismo no Oriente Médio e Norte da África, Dahlia Soliman. A psicóloga educacional é fundadora de duas importantes instituições, a Launch Egypt, que tem atendimentos particulares, e a Sociedade de Autismo do Egito, focada em famílias carentes. Ambas foram visitadas pela ‘Family On Board’.

Entre os seus grandes feitos, Marcel conta que Dahlia Soliman realiza eventos de caridade e manobras publicitárias, como deixar as Pirâmides de Gizé com iluminações azuis no Mês da Conscientização do Autismo.

Violet Shibuta conta que a viagem para o Egito foi muito importante, pois ter contato com uma das pioneiras da conscientização do autismo é um grande marco em suas vidas. “Dahlia tem ajudado tantas famílias no mundo todo. É uma fonte de inspiração e esperança para nós”, relata. 


Início da história

Violet é natural de Ponta Grossa e, Marcel, de São Paulo (SP). O casal mudou-se para os Estados Unidos há três anos. Ambos sempre gostaram de viajar ao redor do mundo. Em 2018, Summer, filha do casal, recebeu o diagnóstico de autismo. Desde então, a vida da família mudou completamente (para melhor). O casal então traçou os planos e se preparou para um novo e grande desafio: viajar o mundo buscando e levando informações sobre o autismo. Ao todo, a família já viajou por 5 continentes e 54 países.

“Autismo é um mero detalhe, não é um rótulo e não é uma sentença. Nossa vida tem sido completamente diferente através de tudo o que vivemos com a Summer”, afirma Violet.


Desafios

Violet conta que, assim que recebeu o diagnóstico da filha, passou quatro dias chorando e questionando Deus, sem saber o que fazer. “Eu só conhecia os casos superseveros, e não sabia que a minha filha poderia ter uma vida típica se recebesse o tratamento adequado. Eu pensava que ela nunca iria me chamar de mãe, que não ia ter convívio social”, relata a mãe.

Mas o que Summer mostrou aos pais foi muito diferente disso. “Ela nos ensina amor, paciência, respeito, cuidado, empatia e queremos mostrar isso às pessoas ao nosso redor”, reflete Marcel.

Além de viajar pelo mundo conhecendo instituições, a família resolveu alcançar e conscientizar ainda mais pessoas, através da internet. Foi assim que surgiu ‘Family On Board’.

Entre fotos e vídeos, os quatro compartilham o dia a dia e as viagens. “Através de nossos vídeos, mostramos ser sim, possível, viajar com uma criança autista. Autismo é um detalhe, não uma sentença”, explica Violet.

Canal no YouTube

Além da página no Instagram, a família também tem o canal do YouTube, com mais de mil inscritos. Alguns dos temas dos vídeos são: “Como descobrimos o Autismo”, “Summer conhecendo o irmãozinho Stefan” e “A vida depois do diagnóstico de Autismo”.
Além de falar sobre o Autismo, a família também traz assuntos gerais, com dicas de filmes, “DIY” (faça você mesmo), e muito mais.

Live no Instagram

Nesta quarta-feira (18), às 21h, a família realizará uma live no perfil oficial do Instagram da ‘Family On Board’. A convidada será a neuropsicopedagoga e especialista em ABA (Análise do Comportamento Aplicada), e também ponta-grossense, Cleuci Barbosa Martins. A live abordará as principais dúvidas sobre o autismo, terapias, opções de tratamento, e muito mais. 

Acompanhe as redes: Facebook, Instagram, TikTok, site e YouTube

Notícias Relacionadas »