19/08/2021 às 16h43min - Atualizada em 19/08/2021 às 16h43min

Mestrado em Direito da UEPG realiza aula inaugural

Após seis décadas de graduação em Direito, o departamento passa a contar também com o Mestrado Profissional

Da assessoria
Foto: Luciane Navarro
Na noite desta quarta-feira (18), o Programa de Mestrado Profissional em Direito da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) realizou a aula inaugural de sua primeira turma. O evento, que foi transmitido ao vivo no canal do Youtube da UEPG, deu início oficialmente ao primeiro curso stricto sensu em Direito da UEPG.

“Esse dia entra para a história do curso de direito e da UEPG”, enfatizou, emocionado, o professor Eliezer Gomes da Silva, coordenador do mestrado profissional em Direito. Após seis décadas de graduação em Direito, o departamento passa a contar também com o Mestrado Profissional, voltado, segundo o professor, para a capacidade de despertar autonomia de pensamento e de crítica. “Ao contrário da tradição de concentrar o debate no plano teórico, este mestrado embasa a discussão em um diálogo bidirecional entre as teorias e as práticas jurídicas; a interlocução entre reflexão teórica, práticas jurídicas e demandas sociais na área do direito, em um processo dinâmico e bidirecional de transmissão de conhecimento”, enalteceu.

Na caixa de comentários da transmissão, muitas congratulações e comemorações. “Vida longa ao Mestrado em Direito da UEPG”, desejavam vários dos que acompanhavam o evento. Com uma centena de inscrições deferidas no processo seletivo, o Mestrado inicia as atividades com uma turma formada por 20 alunos. Os professores são todos doutores e docentes permanentes (14 da UEPG e 5 professores de outras instituições acadêmicas).

“É um projeto longamente acalentado, arduamente construído, merecidamente conquistado. A partir de hoje, poderemos ampliar nossa estrutura de formação jurídica, somando às centenas de turmas de nossa graduação e de nossas especializações os novos mestres que logo virão”, comemorou o reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto. Segundo ele, a criação do Programa é um reflexo da mudança de perfil da instituição, que se verticalizou rapidamente e continua a robustecer seu sistema de pós-graduação.

No ato solene que marcou o início das atividades letivas do Mestrado, o diretor do Setor de Ciências Jurídicas da UEPG, Vanderlei Shneider de Lima, fez um agradecimento especial a todos que fizeram parte dessa caminhada e tornaram o curso possível. “O curso de Direito dessa instituição, sexagenário e que tanto tem contribuído para as carreiras jurídicas em todo o país, ansiava há décadas por esse dia”, discursou. “É um dia especial, de alegria, de festa, mas também de compromisso com curso, com a UEPG e com a comunidade; compromisso com um pensar jurídico que se aproxime cada vez mais das demandas mais emergentes da sociedade”.

O evento contou com a fala do professor emérito da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e reitor da instituição, professor Ricardo Marcelo Fonseca, que abordou os desafios para a reflexão jurídica no século XXI, a partir da relação entre teoria e prática no Direito. Fonseca registrou os laços institucionais da UFPR com a UEPG e reforçou a importância da atuação das Universidades, em especial durante a pandemia de Covid-19. “Nesse momento de imensa honra para mim, de inaugurar com essa aula o Mestrado em Direito, quero homenagear as universidades públicas do Brasil pelo seu protagonismo”.

“Momento ímpar não só para o Direito, mas para a Universidade Estadual de Ponta Grossa”, definiu o presidente do Conselho de Educação do Paraná e ex-reitor da UEPG, professor João Carlos Gomes. “Nós temos no curso de Direito um dos nossos alicerces da UEPG; é um dos cursos precursores da formação da nossa Universidade. São décadas formando profissionais de altíssima qualidade e agora o curso completa esse ciclo de formação na área do stricto sensu”.

O primeiro semestre acontece de 23 de agosto de 2021 a 26 de fevereiro de 2022. Durante este período, serão ofertadas as disciplinas de Teorias da Justiça, com Oswaldo Giacoia Júnior; Estado de Direito e Políticas Públicas, com Alexandre Almeida Rocha; e Metodologia da Pesquisa Translacional no Direito, com as Cleide Lavoratti e Zilda Mara Consalter.

Participaram, ainda, da solenidade o pró-reitor de Pesquisa e Pós Graduação da UEPG, Giovani Favero; a pró-reitora de Planejamento, Andrea Tedesco; o coordenador do curso de Direito, Volney Campos dos Santos; o diretor do Campus de Telêmaco Borba da UEPG, Kleber Cazzaro; o chefe da Procuradoria, Guilherme Alves; o coordenador do programa de pós-graduação em Ciências Sociais Aplicadas, João Irineu de Resende Miranda; a procuradora jurídica do Hospital Universitário, Adriana Campagnoni; e os chefes de gabinete da Reitoria, Rauli Gross Junior e Renê Hellman. A transmissão fica disponível para quem quiser assistir, no Youtube da UEPG.

Notícias Relacionadas »