21/08/2021 às 08h34min - Atualizada em 21/08/2021 às 08h34min

Tesla anuncia robô humanoide para realizar trabalhos "entediantes"; veja como funcionará

Empresa deve mostrar o primeiro protótipo em 2022

Foto: Divulgação
O chefe da Tesla, Elon Musk, anunciou que o próximo projeto da empresa é o desenvolvimento de um "robô humanoide": o Tesla Bot.

Na quinta-feira (19), o empresário disse que terá um protótipo inicial até 2022. O modelo ganhou ainda o apelido de Optimus.

O objetivo da tecnologia é eliminar trabalhos perigosos, ou entediantes, para humanos, explicou Musk em um evento on-line sobre os avanços da Tesla em inteligência artificial.

Saiba alguns detalhes técnicos do robô da Tesla:

- Para andar por aí, ele terá a mesma tecnologia de direção semiautônoma, sem a necessidade de motorista, dos carros da Tesla.

- O robô vai usar inteligência artificial e ter várias câmeras para poder analisar o terreno, ver obstáculos.

- Ele pode chegar a 8 km/h de velocidade; tem 1,73 m altura e pesa 57 kg. Além disso, pode carregar até 20 kg de carga.

- Em sua cabeça há uma tela, como a de um celular ou computador, para poder transmitir informações.

- Suas mãos lembram as humanas (com 5 dedos), e o robô tem 40 atuadores eletromecânicos, que são motorzinhos elétricos para se movimentar.

Apesar da expectativa de sua primeira aparição, o Optimus ainda não existe. Durante a apresentação, uma pessoa vestida de robô subiu ao lado de Musk para demonstrar algumas danças. 

Robô do "bem"

Musk garantiu que seu futuro robô será "do bem". De acordo com o bilionário, o Tesla Bot será "amigável" e construído de forma que, em qualquer situação, "você pode fugir dele e desligá-lo".

Tesla está sendo investigada

Este anúncio é feito no momento em que a empresa se encontra sob investigação por seu sistema de direção assistida. O sistema está sendo analisado pelas autoridades reguladoras dos Estados Unidos, após a ocorrência deu uma série de acidentes.

A Tesla é conhecida por fazer os motoristas acreditarem que os veículos dotados do sistema "Autopilot" (piloto automático) podem dirigir sozinhos.

A polêmica sobre o "Autopilot" não foi abordada na conferência on-line de ontem, de duas horas e meia de duração, e nenhuma pergunta foi feita sobre ela por parte do público.

O canal do YouTube 'Space Orbit' produziu um vídeo para dar mais detalhes sobre o robô. Confira (se preferir, vire o celular na horizontal para uma melhor visualização)




Com informações do 'G1' 
Notícias Relacionadas »