23/08/2021 às 12h00min - Atualizada em 23/08/2021 às 12h00min
Compac debate tombamento de dois imóveis em PG; conheça as edificações
Evento acontece às 19h, no Cine Teatro Ópera, nesta segunda-feira (23)
Da assessoria
Foto: Divulgação
O Conselho Municipal de Patrimônio Cultural (Compac), através da Fundação Municipal de Cultura (FMC), realiza, nesta segunda-feira (23), uma Sessão Pública de Tombamento de Imóveis. O evento acontece às 19h, no Cine Teatro Ópera, e discutirá o tombamento de dois prédios, a Villa Branda e a Casa de Arabescos.
Segundo o presidente da FMC, Alberto Portugal, o processo de tombamento é um mecanismo fundamental para a proteção do patrimônio material da cidade. "Esse mecanismo possibilita que ícones arquitetônicos continuem fazendo parte da paisagem, da cultura e da história de Ponta Grossa", destaca.
Para a Diretora do Departamento de Patrimônio Cultural da FMC, Brenda Ferreira, "a importância arquitetônica dos imóveis em processo de tombamento é, por si só, marcante para a preservação, pois são construções que exemplificam as características de épocas".
Os trabalhos da Sessão podem ser acompanhados presencialmente, mediante inscrição prévia e com limite de 50 vagas, ou online através das redes sociais da Fundação. O formulário para inscrição já está disponível através do link https://bit.ly/3D3Wqg3.
Conheça os imóveis
Villa Branda
Situada na Rua Sete de Setembro, 435, a Villa Branda é um imóvel residencial da década de 1940, onde residiu a Família Gasparetto. Sua importância arquitetônica é superior à relevância histórica, já que utiliza técnica construtiva relativa a uma época, possui volumetria dominante.
O imóvel retrata a ascensão social da cidade em determinado período, compondo um eixo com preservação histórica de outros imóveis
Casa com Arabescos
Situada na Rua General Carneiro, 512, é um exemplar com características da época da construção - meados de 1950. Possui arquitetura eclética com elementos que se repetem ao longo da rua em mais outras quatro edificações de moradia.