23/08/2021 às 16h39min - Atualizada em 23/08/2021 às 16h39min

Cadastro para o Vale-Gás em PG acontece nesta quarta-feira (25)

Cerca de 1.500 famílias deverão realizar o cadastro virtual

Da assessoria
Foto: Divulgação
A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), informa que o benefício do Vale-Gás, incremento do Programa Feira Verde, terá o cadastramento on-line pelo site da Prefeitura na quarta-feira (25), às 16h, para aproximadamente 1.500 famílias.

Em parceria com a Fundação de Assistência Social de Ponta Grossa (FASPG), os cadastros restantes serão repassados às famílias já cadastradas junto aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). A troca de materiais recicláveis pelo Cartão - Gás de Cozinha, que dará direito a recarga de 13 kg GLP, terá início a partir do dia 16 de setembro, em 209 pontos de coleta do Programa Feira Verde espalhados pela cidade.

A prefeita Elizabeth Schmidt avalia que o Vale-Gás, no Programa Feira Verde, além de um compromisso da atual gestão, vem ao encontro de uma necessidade de milhares de famílias em Ponta Grossa, que tem dificuldade para comprar o gás de cozinha. Segundo ela, não basta a cidade estar entre as que mais se desenvolvem no Paraná e no país, sem que haja um olhar humano para fatores sociais. "Por diversos motivos, o Brasil é um país desigual e com o preço do GLP cada vez mais caro, impossibilitando a aquisição do produto por muitas famílias. O gás de cozinha é muito importante para garantir a segurança alimentar das pessoas", disse a prefeita.

De acordo com a presidente da Fundação de Assistência Social de Ponta grossa (FASPG) e Secretária Municipal de Políticas Públicas, Simone Kaminiski, o papel da fundação será de indicar as famílias que são acompanhadas por equipes técnicas, através dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), as quais já participam do Programa de Benefício Eventual de Auxílio-Alimentação, sendo também beneficiadas pelo programa Vale-Gás. Dessa forma, as famílias serão encaminhadas para os mais de 200 pontos do programa, para a entrega do material reciclável e a troca pelo Vale-Gás, aumentando a participação destas pessoas no Feira Verde", explica Simone.

O secretário de Agricultura, Bruno Costa, comenta que o Vale-Gás é a garantia de comida na mesa das famílias, tendo enorme importância para o combate à fome, ajudando os que estão vivendo em dificuldade financeira neste momento tão difícil de pandemia. Segundo ele, para as demais famílias que não estão vinculadas aos CRAS, mas que possuem renda familiar de até três salários mínimos, o cadastro será realizado no site da Prefeitura no dia 25 de agosto, a partir das 16 horas. "Para este grupo, o cadastro será aprovado através de avaliação de documentação, para comprovar a necessidade do munícipe em receber o benefício, conforme os critérios estabelecidos em Lei Municipal para o Programa".

Costa explica que no momento do cadastro, o interessado deverá anexar imagens legíveis dos documentos RG, CPF, Comprovante de residência, Comprovante de Renda e/ou Benefício, que serão analisados pela secretaria. "Pedimos para a população que antes de iniciar o cadastro no site, já possua antecipadamente os documentos em meio digital e confiram se estão legíveis. Tomando esses cuidados, será evitado o cancelamento do cadastro", ressalta o secretário, lembrando que as famílias cadastradas pela FASPG através dos CRAS, as quais participam do Programa de Benefício Eventual de Auxílio-Alimentação, não precisam realizar o cadastro on-line, evitando assim a duplicidade.

A Secretaria de Agricultura informa que todos os cadastros poderão ser consultados pelo munícipe através do número do CPF, no site da Prefeitura a partir do dia 14 de setembro. Os beneficiários dos cadastros da FASPG, que não possuam acesso à internet, poderão consultar diretamente nos CRAS, também a partir do dia 14.  A entrega do Cartão - Gás de Cozinha, nos pontos de troca, acontecerá a partir do dia 16 de setembro.

Mais informações sobre os critérios de troca dos materiais recicláveis pelo Vale-Gás serão divulgadas nos próximos dias, após o cadastramento on-line que acontece nesta quarta (25).

Notícias Relacionadas »