28/08/2021 às 13h33min - Atualizada em 28/08/2021 às 13h33min

Maratoma da Vacina eleva PG a 87,7% do público-alvo imunizado

Índice contempla vacinação de população acima de 18 anos com primeira dose ou dose única; maratoma aplicou 10.711 doses em ação de 12 horas

Da assessoria
Foto: Divulgação
A Fundação Municipal de Saúde (FMS), através do Departamento de Imunização e da Atenção Primária, fechou o balanço de imunização contra COVID-19 em Ponta Grossa após a Maratoma da Vacina. Com a ação de 12 horas, das 9h às 21h, o município chega a 87,7% do público-alvo imunizado, considerando população acima de 18 anos com primeira dose ou dose única. Durante a maratoma, foram aplicadas 10.711 doses no público de 22 a 49 anos.

“Conseguimos realizar uma grande ação, contemplando não somente novas faixas etárias, mas também um público que ainda não havia conseguido se vacinar em etapas anteriores, ofertando vacinação após às 18 horas. A maratoma só foi possível graças ao apoio e mobilização de um grande grupo de pessoas, como os colaboradores da Fundação de Saúde, a equipe de residência multiprofissional, outros setores da Prefeitura, como Secretaria de Governo, Esportes, Guarda Municipal, Autarquia de Trânsito, Restaurante Popular, entre outros, além de parceiros externos, como as universidades UEPG, Cescage, Unicesumar, Colégio Elzira, Escola Rescuer, e demais colaboradores nessa grande ação”, destaca o presidente da Fundação de Saúde, dr. Rodrigo Manjabosco.

A maior parte do público imunizado na maratoma foram as novas faixas etárias, de 22 a 24 anos. Novas etapas de primeira dose para público geral por faixa etária devem ser organizadas nos próximos dias, com o encaminhamento de mais doses pelo Governo do Estado. A previsão de público de 18 a 21 anos é de 23 mil pessoas. Por conta deste quantitativo, a FMS depende de uma grande remessa para a organização de uma nova maratoma, ou realizará etapas menores conforme as remessas de vacinas, para conseguir ampliar o público imunizado.

Completando o esquema vacinal, já estão previstas a aplicação de segunda dose de Coronavac e Astrazeneca na próxima semana. 

Notícias Relacionadas »