06/03/2021 às 11h51min - Atualizada em 06/03/2021 às 11h51min

Até agora, PG vacinou quase 15 mil pessoas contra a COVID-19; veja como se vacinar

Desse total, 11.197 pessoas receberam a primeira dose e 3.081 receberam a segunda

Da assessoria
Foto: Divulgação / PMPG
A dona Julia Gonçalves, 85 anos, garantiu sua imunização na tarde desta sexta-feira (5). Seus familiares a levaram na ação que aconteceu no drive thru no estacionamento do Restaurante Popular. Assim como ela, outros idosos compareceram para se vacinar. A aplicação das doses aconteceu das 9h às 17h. As ações terão continuidade durante o final de semana. Desta vez, idosos de 80 anos ou mais receberão a primeira dose.  

“Minha avó ficou muito emocionada em receber a vacina. Estava ansiosa e aguardava um de nós para levar ela até a estrutura. Foi rápido, e agora sabemos que já demos o primeiro passo para cuidar da saúde dela contra o vírus da covid-19”, comenta o neto, Clayton Affonso. Ao todo 301 pessoas procuram os vacinadores para garantir a imunização. 

Até o momento, a Prefeitura contabiliza 14278 pessoas imunizadas na cidade, sendo 11197 com a primeira dose e 3081 com a segunda dose. “Estamos fazendo uma campanha muito organizada, onde preparamos as equipes para atender de forma ágil e técnica todos que estão se vacinando. Pensamos sempre em manter o distanciamento, sem aglomerações, priorizando a saúde da população. Ainda é o começo, sabemos disso, mas temos capacidade para vacinar muitas pessoas por dia, logo que tenhamos mais doses, poderemos acelerar o processo de imunização”, destaca a prefeita, Elizabeth Schmidt. 

Vacine-se

Neste sábado (6) e domingo (7) a vacinação continuará na cidade e vai abranger os idosos de 80 anos ou mais. Todos devem procurar a Estação Arte (Unidade Central de Vacinação) ou o Drive Thru que estará na estrutura da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, das 9h às 17h. “Pretendemos imunizar cerca de 2600 pessoas deste público com as doses que recebemos. Será um final de semana intenso, com equipes de profissionais de plantão. Além do Drive na Prefeitura, a população que não tem carro também poderá contar com vacinação a pé, pois colocaremos uma equipe em frente ao prédio para receber e aplicar as doses nos idosos”, comenta o secretário de Saúde, Dr. Rodrigo Manjabosco. Todos devem comparecer com a carteira de vacinação, o RG e o CPF.

Desde o início da campanha a Prefeitura, através da Fundação Municipal de Saúde (FMS), do departamento de Imunização e das equipes da Atenção Primária, já dispensou vacinas para idosos de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), profissionais de saúde de linha de frente do combate ao coronavírus (aqueles que fazem atendimento direto para pacientes suspeitos ou confirmados da doença), idosos acima de 90 anos, posteriormente estendeu para 89 anos, seguindo dos 85 anos. Aplicou doses em idosos acamados e domiciliados e em profissionais de saúde geral. 

“Nós seguimos os cronogramas Estaduais e Federais de vacinação, é através deles que são feitas as campanhas. O município recebe as doses do Estado, através da 3ª Regional de Saúde, e realiza a distribuição e aplicação das mesmas. É necessário sempre aguardar a chegada das vacinas para iniciar o processo de conferência de lote, cadastramento e só assim distribuir para aplicação da população”, explica Manjabosco. 
 
Na segunda (8) e na terça-feira (9), a Prefeitura realizará a vacinação da segunda dose contra a COVID-19 para os idosos acima de 90 anos que tomaram a primeira dose no dia 11 e 12 de fevereiro. A aplicação acontecerá em dois pontos, sendo um na Estação Arte e o outro no sistema de Drive-Thru, no estacionamento do Restaurante Popular, onde fica a Feira do Produtor, das 9h às 15h.

Notícias Relacionadas »