13/09/2021 às 19h05min - Atualizada em 13/09/2021 às 19h05min

Como presente para PG, trupe de artistas varre Calçadão da Coronel Cláudio

Artistas também distribuíram livros, declamaram poesias e realizaram performances no local

Da redação
Foto: NCG
Quem passou pelo Calçadão da rua Coronel Cláudio, no Centro de Ponta Grossa, no início da noite desta segunda-feira (13), se deparou com uma cena surreal: uma bruxa, uma joaninha, um palhaço, entre outras figuras fantásticas, varrendo o chão. Sim, isso mesmo, varrendo o chão.

Realizada pela Academia Ponta-grossense de Letras e Artes (APLA), a ação integra o calendário da gincana ‘Princesa em Festa’, promovida pela Fundação Municipal de Cultura (FMC) em alusão aos 198 anos de Ponta Grossa, que serão comemorados nesta quarta-feira (15).

“E qual é o presente que nós escolhemos dar para a cidade? Varrer o Calçadão. Mas não simplesmente varrer, mas trazer a nossa arte, a nossa poesia”, explica Dione Navarro, presidente da APLA. 

Além da limpeza, os membros da entidade também distribuíram livros, declamaram poesias e realizaram performances no local. “Para mostrar que uma academia pode varrer a rua, sim, mas desde que ela mostre a sua cultura”, completa Dione.

Comemorações 

 A Prefeitura de Ponta Grossa promove, nos próximos dias, diversas ações alusivas ao aniversário de 198 anos da cidade. Segundo cronograma do município, as atividades iniciam nesta segunda-feira e seguem até a quarta-feira (15). Desta vez, não haverá desfile em virtude das medidas de prevenção e combate ao Coronavírus. 

Segundo a prefeita Elizabeth Schmidt, a intenção das comemorações deste ano é celebrar o aniversário da cidade de forma diferenciada, privilegiando ações pontuais e oferecendo à comunidade momentos de alegria e descontração. “O aniversário da cidade é uma celebração não só da criação do município, mas principalmente do seu povo. Por isso, ainda que estejamos em um período em que não podemos realizar o nosso tradicional desfile e demais ações tradicionais, decidimos promover vários eventos direcionados à comunidade e que permitem o envolvimento da população sem que deixemos de observar os protocolos de segurança contra o Coronavírus”, diz. 

Entre as atividades previstas, está o lançamento da exposição ‘Fotografe Ponta Grossa 2’, promovida pela Secretaria de Turismo (Setur), o ‘Concurso Cultural Ponta Grossa 198 anos’, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SME), ‘Pedal Solidário’, promovido pela Secretaria Municipal de Esportes (SMEP), além da final da gincana ‘Princesa em Festa’, cinema drive-in e apresentações da Banda Lyra dos Campos e Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa, promovidas pela FMC. 

Confira o cronograma

13 de setembro

Abertura da Exposição do Concurso Fotografe Ponta Grossa 2

Horário: 18 horas

Local: Plataforma da Estação Saudade – Unidade SESC

14 de setembro

Cerimônia de premiação do ‘Concurso Cultural Ponta Grossa 198 Anos’

Horário: 10 horas

Local: Sede da Secretaria Municipal de Educação

15 de Setembro

Hasteamento dos Pavilhões e Recepção a Banda Lyra dos Campos

Horário: 10 horas

Local: Av. Vicente Machado esquina com a rua Santos Dumont (ao lado da Estação Arte)

Desfile simbólico da Banda Lyra dos Campos 

Horário: 10 horas

Local: Avenida Vicente Machado

Pedal Solidário

Horário: 10 horas

Local: Parque Ambiental

Hasteamento de Bandeira

Horário: 15 horas

Local: Rua João Batista França e Silva (Rotatória do Jardim Esplanada)

‘Premiação da Gincana Princesa em Festa’, Flashmob com a Orquestra Sinfônica e apresentação da Banda Lyra dos Campos 

Horário: 15 horas

Local: Praça Barão do Rio Branco

Projeto Cine Boa Praça - Cinema drive-in 

Horário: 19 horas

Local: Parque Lago de Olarias

Concurso Cultural Ponta Grossa 198 anos

Além de fazerem parte do currículo escolar, os símbolos nacionais e municipais estão sendo trabalhados no concurso cultural ‘Ponta Grossa 198 anos’. O concurso envolve a produção de desenhos, frases e poesias, fomentando a leitura e escrita dos alunos, incentivando práticas de cidadania e amor pelo município, em comemoração ao aniversário da cidade. Alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e funcionários da rede municipal de ensino estão participando do concurso.

A cerimônia de premiação do concurso cultural será realizada no dia 14, às 10 horas, na sede da Secretaria Municipal de Educação, com a entrega de medalhas e certificados aos alunos e funcionários autores dos melhores trabalhos.

Gincana Cultural Princesa em Festa

A gincana cultural ‘Princesa em Festa’ é um evento realizado pela Fundação Municipal de Cultura em comemoração ao aniversário da cidade. A iniciativa busca promover, em parceria com a comunidade, uma série de atividades sociais, criando uma onda de boas ações pelo Município.  

Os interessados em participar ainda podem selecionar ações e se inscrever através do site da FMC (aqui). 

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Fale com NCG News!