15/09/2021 às 16h35min - Atualizada em 15/09/2021 às 16h35min

Mês do Cliente é promovido em PG, mobilizando empresas nas lojas físicas e canais digitais

Comemorado todo dia 15 de setembro, o Dia do Cliente foi criado como uma forma de estreitar laços entre comércio e consumidores. Atualmente, empresas têm estendido promoções e ofertas durante todo o mês, criando o Mês do Cliente

Da redação
Foto: Divulgação
Criado em 2003 pelo empresário gaúcho João Carlos Rego, o Dia do Cliente é, atualmente, uma das datas mais importantes para quem trabalha com produtos e serviços. Comemorada anualmente no dia 15 de setembro, a data tem como objetivo homenagear os clientes e estreitar relações entre o comércio e o consumidor.

Segundo o site oficial, “o cliente é a única razão de ser da existência de todos os produtos e serviços, de todas as empresas, de todas as profissões e de todos os postos de trabalho do mundo”. Seguindo essa filosofia, muitas empresas aproveitam a data para aproximar-se de seu público, conquistar novos clientes, estimular metas de vendas internas, renovar o estoque e atrair a atenção de novos nichos de mercado.

Para isso, o Dia do Cliente normalmente é comemorado, entre outras ações, com distribuição de brindes, promoções especiais e descontos. Para oferecer mais vantagens aos consumidores, muitas lojas acabam aderindo ao Mês do Cliente, com um mês inteiro de promoções e condições especiais. Em Ponta Grossa, há, por exemplo, as Lojas MM, que, além da campanha nas lojas físicas, também está promovendo o Mês do Cliente em todos os seus canais digitais.

O público pode aproveitar ofertas e descontos sem sair de casa, realizando suas compras através do site, aplicativo ou Whatsapp da empresa, com condições especiais e possibilidade de receber o produto em casa. Além disso, o cliente ainda pode desfrutar de diversos serviços e facilidades, como pagar o seu carnê sem sair de casa no portal de soluções 'MM para Você'.

Relação profunda 

Muitas pessoas confundem o Dia do Cliente com o Dia do Consumidor. Embora ambas as datas tenham como foco o consumidor, elas foram criadas com propósitos diferentes. O Dia do Consumidor, comemorado em 15 de março, foi criado em 1985 pela Organização das Nações Unidas (ONU) para celebrar os direitos do consumidor. Já o Dia do Cliente possui uma proposta mais comercial, com foco na homenagem aos clientes.

O especialista José Roberto Marques, em um texto publicado no site do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), lembra que, inclusive, cliente e consumidor têm significados diferentes. “Consumidor é quem compra de uma empresa sem criar nenhum vínculo com a loja. Já o cliente é aquele que compra frequentemente de uma marca e tem uma relação mais profunda com a empresa”, aponta.

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Fale com NCG News!