16/09/2021 às 14h09min - Atualizada em 16/09/2021 às 14h09min

Você sabe como o Operário ganhou o apelido "Fantasma"? Veja essa e outras curiosidades

Nem todos sabem, mas as cores do manto alvinegro também possuem um significado especial e surpreendente

Da redação
Foto: Reprodução
Torcedores – e até rivais – do Operário Ferroviário Esporte Clube (OFEC) sabem que o apelido do clube é "Fantasma", mas nem todos sabem a origem desse codinome. Segundo o site oficial do time ponta-grossense, o apelido foi dado pelo meio esportivo de Curitiba logo nos primeiros anos de jogos do OFEC contra os times da capital paranaense.

"Observava-se que os visitantes ficavam assustados com a garra do time de Ponta Grossa e geralmente perdiam as partidas na vila Oficinas, tanto que, na sua primeira temporada de atividades regulares contra outras equipes, em 1914, o OFEC passou o ano todo invicto. Estava formada a lenda do Fantasma da Vila", explica o site. 

Encontro de cores

Apesar de trazer a cor branca, o uniforme do clube não faz referência a um fantasma. Segundo um dos fundadores do time, Abel Ricci, as cores do uniforme principal, não modificadas até os dias atuais, foram ideia de Alberto Scarpim. "Trata-se de uma homenagem às raças branca e negra, que sempre terão vez em nossa agremiação", comenta Ricci. 

Essa atitude de busca pela harmonia entre todos causou imediata simpatia pelo clube, lembrando que, em 1912, apenas 24 anos após a promulgação da Lei Áurea, pouquíssimos times no país aceitavam jogadores negros em suas formações. "O OFEC é considerado um dos primeiros clubes do Brasil a ter tal postura civilizada", diz o site. 

A camisa alvinegra listrada verticalmente com calções pretos aparece desde então nos campos, sem nenhuma mudança nas cores nesses 100 anos de história. Posteriormente, como segundo uniforme, surge a camisa branca com calções brancos, e, mais recentemente, como terceiro uniforme, a camisa e calções todos pretos.


Trem fantasma 

O OFEC é conhecido por possuir uma das maiores e mais vibrantes torcidas do sul do Brasil, estando sempre entre as melhores médias de público e renda dos campeonatos que disputa. Essa torcida apaixonada caracteriza-se por seguir o clube em todas as cidades onde o time vai jogar.

Antigamente, a torcida saía de Ponta Grossa em vagões de trens de passageiros para ir às outras cidades acompanhar o time, ficando conhecida como a "torcida do Trem Fantasma" – atualmente, nome da maior torcida organizada do clube, surgida em 2009. 

Um dos mais antigos 

Fundado no dia 1º de maio de 1912, o OFEC é o segundo clube mais antigo do Paraná em atividade – atrás apenas do Coritiba, fundado em 1909. No Brasil, o clube ponta-grossense está entre os 60 mais antigos, ocupando a 37ª posição. 

Notícias Relacionadas »