17/09/2021 às 09h55min - Atualizada em 17/09/2021 às 09h55min
1 de cada, com Paulo Zenidim Bueno, o "Paulão"
Confira as dicas do lutador e técnico de MMA Paulo Zenidim Bueno, o "Paulão", patriarca da Família Brasileira do MMA
Por Paulo Zenidim Bueno
Foto: Reprodução / Redes sociais
Um livro, um filme, uma música, uma série, um lugar, um prato, uma frase e um ícone: oito opções para conhecer e expandir os horizontes, por Paulo Zenidim Bueno, o "Paulão", lutador, técnico e patriarca da família brasileira do MMA.
1 Livro
História da Família Brasileira do MMA (Paulo Zenidim Bueno, previsto para ser lançado em 2022)
"É um livro que está sendo escrito. É sobre o dia a dia da única e maior família em ação no mundo do MMA, esporte que mais cresce no planeta, e que é do Brasil, a família Zenidim"
1 Filme
Rocky: um lutador (John G. Avildsen, 1976)
"Um filme sobre a vida de um boxeador, que pode motivar qualquer pessoa, de qualquer profissão, a conquistar o seu espaço e os seus objetivos"
1 Música
Zezé Di Camargo e Luciano
"Foram as primeiras músicas que eu escutei, na minha juventude, quando chegava o 'Circo do Linguiça', na 31 de Março, e trazia espetáculos e desafios das lutas aqui em Ponta Grossa, na época que começava o Vale-Tudo [atual Artes Marciais Mistas, MMA] nos Campos Gerais. Essa é uma de que gosto bastante, devido à minha mãe também"
"Não acompanho séries, mas gostaria de indicar a todos, para nos acompanharem, os nossos blogs [aqui e aqui] e redes sociais [aqui e aqui], onde nos sentimos realizados em divulgar o nosso dia a dia sendo família no esporte"
"Na verdade, dois lugares, o Reduto da Caveira e a Praça Zenidim. Os dois lugares são a nossa casa, onde treinamos, nos preparamos para as lutas, para a vida em geral. O Reduto da Caveira, além de ter sido a única academia no mundo aberta aos treinos entre família, também é o único lugar onde 'nasceram' os filhos da única família em ação no mundo do MMA. A Praça Zenidim, única praça no planeta dedicada ao MMA, além de abrigar vários projetos sociais e eventos nacionais e internacionais do esporte, também motivou o estado do Rio de Janeiro a nomear lutadores em praças cariocas. Mas somente a Praça Zenidim tem a estrutura para treinos e eventos de artes marciais"
"Minha mãe, dona Rosa Zenidim Bueno, que infelizmente já faleceu, mas deixou um ensinamento gigante de como criar uma família. Foi homenageada com o seu nome na rua ao lado da Praça Zenidim"