24/09/2021 às 16h24min - Atualizada em 24/09/2021 às 16h24min

1 de cada, com Tônia Mansani

Confira as dicas da presidente da Agência de Fomento Econômico de Ponta Grossa e coordenadora de Fomento ao Empreendedorismo e Inovação

Por Tônia Mansani
Foto: Adri Silva
Um livro, um filme, uma música, uma série, um lugar, um prato, uma frase e um ícone: oito opções para conhecer e expandir os horizontes, por Tônia Mansani, presidente da Agência de Fomento Econômico de Ponta Grossa e coordenadora de Fomento ao Empreendedorismo e Inovação


1 Livro

Médico de homens e de almas (Taylor Caldwell)


"Independente da religião, a história de Lucas é uma leitura que vale a pena. Esse livro retrata a importância da escuta ativa, da empatia com o próximo, de olhar e aceitar o outro sem juízo de valor. Nos faz refletir que somos seres complexos, que, em tempos como o que estamos passando, nem sempre a cura se dá pelo remédio. Ouvir o próximo é sem dúvida um ato de amor"


1 Filme 

Radioactive (Marjane Satrapi, 2020)




"Filme baseado na biografia da cientista Marie Curie, a primeira mulher a ganhar um Prêmio Nobel. A história de Marie Curie é inspiradora na medida em que ela supera todos os preconceitos da sociedade conservadora da época. Impedida de estudar por ser mulher, rejeitada pela família de seu marido por ser pobre, difamada pela imprensa, ela superou todos os obstáculos e levantou a bandeira que lugar de mulher é onde ela quiser. Vale a pena"


1 música

"Dentro de um abraço" (Jota Quest) 


 

"Ah, em tempos de pandemia, como um abraço está fazendo falta. Aquele abraço que te reinicia, que compartilha, que conforta, que troca energia. Nunca uma música fez tanto sentido"


1 Série


Startup (2016)


"O último ano foi dividido entre trabalhar, ler, comer e assistir séries. 
Vi de tudo. Mas uma que me chamou a atenção, por ser considerada mediana pela crítica, foi Startup. Talvez pela área de atuação e por ser um assunto tão atual. Ela retrata a busca de empreendedores para fazerem com que as suas ideias virem negócios exponencialmente lucrativos. É uma trama meio fantasiosa, mas que vale a pena assistir"


1 Lugar

Refúgio das curucacas 


"A pandemia nos fez redescobrir o turismo local. Conheci lugares incríveis. Fiz trilhas, revisitei locais que já conhecia e aos quais não ia há muito tempo. Nossa cidade tem uma natureza privilegiada. Nessas andanças conheci o Refúgio das Curucacas. Destaco que foi um dos mais sensacionais. Sem dúvida, vale a ida para conhecer as furnas, conectar-se com a natureza e, de quebra, apreciar um pôr do sol incrível"


1 Prato

Pratos compartilhados 


"As pessoas mais próximas a mim sabem que eu curto cozinhar. Vou do básico aos pratos mais elaborados. Procuro diversificar, e gosto de todos os tipos de comida. Depois de tanto tempo de distanciamento, considero o melhor prato aquele que conseguimos compartilhar. Nos últimos tempos, uma feijoada que eu e meus irmãos fizemos há uns dois meses, quando nos reunimos com a minha mãe após mais de um ano, foi sem dúvida o melhor prato"


1 Frase

"A única coisa que devemos temer é o próprio medo, aquele sem nome, sem razão, o injustificado terror que paralisa os esforços necessários para transformar a retirada em avanço" (Franklin Delano Roosevelt)


1 Ícone

Muhammad Yunus


"Uma pessoa que me inspira na atualidade é o economista indiano Muhammad Yunus, conhecido como banqueiro dos pobres. Ganhador do Nobel da Paz de 2006, ele acredita ser possível erradicar a pobreza do mundo através de negócios sociais que não visam o lucro, mas sim resolver problemas da sociedade. Fonte de inspiração para quem trabalha na área de empreendedorismo como política pública de inclusão e desenvolvimento social"

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Fale com NCG News!