28/09/2021 às 10h00min - Atualizada em 28/09/2021 às 10h00min

Loja de discos de vinil une gerações em Ponta Grossa

Clientes da loja podem sentir a nostalgia de ficar horas procurando o LP de sua banda preferida e conhecendo as novidades

Daniely Neiverth
Foto: Tonne Nascimento
Em meio à era da tecnologia e dos serviços de streaming, CDs, DVDs e LPs estão desaparecendo das prateleiras das lojas e dos lares. As facilidades de plataformas como Deezer e Spotify permitem que, em apenas um clique, seja possível acessar uma imensidão de músicas dos mais variados gêneros e artistas.

Na contramão dessa tendência, a loja Banzai Discos, de Ponta Grossa, vem chamando a atenção por conta de seu maior diferencial: vender discos de vinil. Na Banzai, os clientes podem sentir toda a nostalgia de ficar horas procurando o LP de sua banda preferida ou conferindo com o vendedor quais são os lançamentos da semana.

O proprietário, Felipe Dorochenko, conta que tudo começou com a influência de seu pai. “Meu pai colecionava discos. Ele sempre comprava de acordo com os lançamentos. Então eu tive contato com a mídia desde cedo”, relembra. Entre os gêneros preferidos dele e do pai, Dorochenko não hesita: “rock e heavy-metal, com certeza”.


Início

Com o surgimento dos CDs, o empresário comenta que ficou com alguns LPs em sua coleção, mas sempre adquiria novas bolachas visitando sebos da cidade. “Há muito tempo tenho vontade de ter a minha loja de discos ou algo relacionado a isso”, aponta. Ele relembra que, de 2017 para 2018, se envolveu no setor de discos do extinto Garimpo 1926, que unia livraria, antiquário e café. O local fechou, mas a ideia permaneceu com ele.

Na primeira feira oficial de discos de vinil de Ponta Grossa, Dorochenko estava presente, ajudando com a parte da organização. A feira também tinha como objetivo comemorar a inauguração da loja de um amigo, que acabou fechando em pouco tempo. “Meu amigo precisava dar um destino a todo o acervo que havia adquirido. Então eu comprei”, relata. E foi assim que a Banzai Discos começou a tomar forma.

O nome da loja, segundo o empresário, foi escolhido por conta de uma antiga banda de que ele participava, a Buckaroo Banzai. Com o nome definido, Dorochenko organizou uma segunda feira de vinis, já utilizando cartazes com a marca da loja, que ainda atendia apenas virtualmente. No fim de 2018, ele começou a procurar um espaço físico. E, no início de 2019, a Banzai Discos foi inaugurada na rua Barão do Cerro Azul, anexo ao estúdio de tatuagem Casa Guará, no Centro de Ponta Grossa, onde permanece até hoje.

 
Mais procurados

Em sua experiência com a Banzai, Dorochenko conta que os discos mais procurados na loja são de bandas clássicas do rock ou do metal, como Beatles, Led Zeppelin, Black Sabbath, Kiss, Iron Maiden, entre outros. “Sempre que coloco como disponível algum disco dessas bandas, muita gente aparece superinteressada. Eles acabam ficando pouco tempo à venda”, aponta.

Em contrapartida, por conta da pandemia, o empresário observa que muitas pessoas começaram a procurar discos específicos e não tão famosos, incluindo lançamentos.

Bonequinhos 

Apesar do nome, a Banzai Discos não comercializa apenas discos. A loja está com uma novidade que pode fazer brilharem os olhos dos fãs de rock: bonequinhos. “Eu sempre fui interessado em bonecos colecionáveis. Então trouxe para a loja alguns bonecos que são ‘personagens’ de bandas, como o Eddie, do Iron Maiden, e o Papa Emeritus, do Ghost”, destaca.

 
Por enquanto, as vendas são limitadas, mas, segundo Felipe, caso os bonecos tenham grande saída, uma nova leva será adquirida.

Canal no YouTube

E ainda não acabou. Recentemente, o empresário lançou o canal oficial da Banzai Discos no YouTube. Lá, ele leva convidados que são clientes e que também colecionam discos. “Sempre tive vontade de fazer isso, sem parecer uma crítica musical, mas uma forma de emitir opinião e conversar com alguém que goste do assunto”, conta. 

Entre os vídeos, Dorochenko fez um especial de Dia dos Pais, com o seu pai. E, no Dia do Rock, conversou com um amigo. Durante o bate-papo, eles falaram sobre os discos mais importantes do gênero.




5 discos preferidos

Para o empresário, essa é a pergunta mais difícil. “Sempre mudo a minha seleção de discos preferidos. Talvez amanhã já não sejam esses, mas hoje posso dizer que eles são importantes demais para mim”, afirma.

1 - Kiss - Rock ‘N Roll Over



2 - HIM - Love Metal


3 - Def Leppard - Hysteria


4 - Depeche Mode - Violator


5 - Audioslave - Audioslave

Vendas

Dorochenko atende clientes pelo Instagram e WhatsApp oficiais da loja. Também tem um grupo em que sempre posta promoções e novidades. Para quem deseja visitar a Banzai Discos, o atendimento acontece aos sábados, das 10h às 13h. Nos outros dias da semana, basta agendar um horário.

A Banzai Discos também aceita encomendas. “Percebo que muitas pessoas podem preferir discos novos e lacrados. Então basta solicitar o disco que verifico a disponibilidade e faço a encomenda”, finaliza.

SERVIÇO 

Banzai Discos 

Endereço: Barão do Cerro Azul, 593 – Ponta Grossa (PR)

Atendimento: sábados, das 10h às 13h; dias de semana mediante agendamento 

Redes Sociais: Instagram / YouTube / Facebook / WhatsApp
 

 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Fale com NCG News!