29/09/2021 às 12h15min - Atualizada em 29/09/2021 às 12h15min
Santa Casa de PG realiza procedimento inédito na história do hospital
Procedimento foi realizado na unidade de Hemodinâmica da instituição
Da assessoria
Foto: Divulgação
A Santa Casa de Ponta Grossa realizou, nesta terça-feira (28), um procedimento inédito na história do hospital, denominado Oclusão Percutânea de Comunicação Interatrial (CIA).
Minimamente invasivo, o procedimento cardíaco é realizado por acesso venoso na região da virilha do paciente, puncionando um vaso e com um cateter acessando as câmaras cardíacas. Todo o procedimento é realizado com controle radioscópico na sala de cateterismo cardíaco.
De acordo com o médico hemodinamicista Rubens Zenóbio Darwich, esse tipo de intervenção é indicado para correção de defeitos congênitos cardíacos estruturais. "Colocamos um plug entre duas câmaras do coração [átrios], que devem ficar isoladas. O risco é muito baixo e no dia seguinte a paciente já pode ir para a casa", explica.
O procedimento foi realizado na unidade de Hemodinâmica do hospital e possibilita que a instituição continue atendendo a população dos Campos Gerais com tecnologia avançada, inclusive os pacientes que utilizam o Sistema Único de Saúde (SUS).