30/09/2021 às 18h05min - Atualizada em 30/09/2021 às 18h05min

UEPG recebe R$ 1,5 mi para conclusão do Centro de Convenções do Teatro Pax

Anúncio aconteceu durante o evento do Programa Robótica Paraná, no hall da reitoria da universidade

Da assessoria
Foto: Divulgação
Na manhã desta quinta-feira (30), o Secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, anunciou a destinação de R$1,5 milhão para a conclusão da obra do Centro de Convenções do Cine Teatro Pax, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). O anúncio aconteceu durante o evento do Programa Robótica Paraná, no hall da reitoria da UEPG.

O Secretário destacou a importância do Centro de Convenções para a comunidade dos Campos Gerais, não somente para a Universidade. “Essa é uma construção de muitos anos, um projeto grandioso, e precisa ser concluído. Com essa verba, conseguimos fazer a finalização para que, em 2022, a gente possa entregar à  comunidade, não só acadêmica, mas também a toda a população, um prédio à altura do desenvolvimento regional e do desenvolvimento da nossa  UEPG”, enalteceu Sandro Alex.

O reitor, professor Miguel Sanches Neto, agradece a destinação da verba para conclusão dessa importante obra. “O Secretário Sandro Alex é um grande incentivador e parceiro dessa proposta, desde o início”. Sanches rememora que, quando assumiu a gestão da Universidade, havia muitas obras paradas ou que não estavam sendo executadas. “Realizar e concluir as obras na Universidade é nossa prioridade. O Centro de Convenções do Pax é uma delas. Será a maior estrutura do gênero nos Campos Gerais, com quatro mil metros quadrados”, descreve.

“Esta é, atualmente, a obra mais importante e de valor mais significativo da UEPG”, destaca o prefeito do Campus, Eduardo Pereira. “A notícia do repasse dos valores para que possamos abrir a licitação para conclusão do Centro de Eventos Pax é uma conquista e uma felicidade para toda a gestão”. Agora, o valor será utilizado para licitar a finalização da obra. “Toda a equipe da Precam e Proplan trabalhou nos últimos meses de forma intensa para atualizar todos os projetos, especificações e planilhas orçamentárias para que nesse momento da licitação, o projeto fosse o mais assertivo, para nos facilitar inclusive o processo de fiscalização dessa obra”, explica. “A notícia desse repasse nos deixa animados e motivados para enfim concluirmos essa obra, que terá um uso significativo para toda a comunidade”.


Cine Teatro Pax

Originalmente, o prédio construído pela Capelania dos ferroviários da Rede Viação Paraná-Santa Catarina (RVPSC), liderada pelo Frei Elias, abrigava o Cine Pax, nas décadas de 1960 e 1970. É o maior teatro da cidade, em estilo modernista. O Cine Teatro Pax foi doado à UEPG pelo município de Ponta Grossa em 2006, e as obras de restauro do teatro e construção do Centro de Convenções, um dos principais projetos da Universidade, tiveram início em 2009.

Quando concluído, o espaço será o maior centro de convenções dos Campos Gerais, com quatro pavimentos e área construída de 4.407,06 metros quadrados. O prédio terá elevadores de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, e as instalações sanitárias em todos os andares contam com equipamentos de acessibilidade. Além disso, está previsto estacionamento coberto e estacionamento externo; salas amplas para diversos eventos simultâneos, auditórios e uma sala para exposição de filmes; espaço para vivência; salão para exposições e áreas de serviço.

Como conta Elias Pereira, diretor de Obras da Prefeitura do Campus (Precam), a obra está em fase de acabamento. Com a verba estadual e recursos próprios da UEPG, serão feitos acabamentos em esquadrias, colocação de portas, forros, pisos e revestimentos externos, parte das instalações elétricas e hidráulicas, entrada lateral em paver, finalização da guarita, ligação na rede de alta tensão e instalação de equipamentos de ar condicionado.

Robótica Paraná

No evento, o Governo do Estado distribuiu kits educacionais de robótica para atender escolas estaduais de municípios dos Campos Gerais, para as cidades de Castro, Palmeira, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Imbaú, Ortigueira e Reserva. A iniciativa, que faz parte do programa Robótica Paraná, destina 10 kits para cada escola com foco no desenvolvimento de projetos tecnológicos em aulas de robótica oferecidas para estudantes do Ensino Médio. O conteúdo engloba programação de robótica básica, automação, conceitos de IoT (internet das coisas) e domótica – área relativa à integração de mecanismos tecnológicos em uma residência.

Além do Secretário Sandro Alex, estavam presentes no evento o Secretário de Educação do Estado do Paraná, Renato Feder; a chefe do Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa, Luciana Sleutjes;  o deputado estadual, líder do governo e presidente da Comissão de Educação, Hussein Bakri; o deputado estadual Emerson Bacil; o deputado estadual Alexandre Amaro; a prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt; o prefeito de Castro, Moacyr Fadel; o prefeito de Palmeira, Sérgio Belich; o prefeito de Piraí do Sul, Henrique Carneiro; representando a reitoria da UEPG, o pró-reitor de Graduação, professor Carlos Willians Jaques Morais; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Giovani Favero; o pró-reitor de Recursos Humanos, Gilmar Mazurek; o prefeito do Campus, Eduardo Pereira; a coordenadora de Comunicação da UEPG, Luciane Navarro; além de autoridades locais e regionais.

Notícias Relacionadas »