08/10/2021 às 14h23min - Atualizada em 08/10/2021 às 14h23min

Ícone da soul music em PG, Scilas fica em 2º lugar geral no FUC com música de MPB

Cantor, que fez história à frente da banda Mandau, também venceu como melhor intérprete na votação do júri popular

Da redação
Foto: Divulgação
A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) realizou, na última quarta-feira (6), a 33ª edição do Festival Universitário da Canção (FUC). Neste ano, o evento aconteceu de forma inédita, com transmissão on-line das músicas selecionadas e presença de autoridades no Cine-Teatro Pax.

Com abrangência regional, o FUC contou com 43 canções inscritas, às quais os curadores Thiago Xavier, Fabiane Pereira e Theo Ruiz atribuíram notas de zero a dez, para os quesitos música, letra e interpretação. Dentre elas, dez canções foram selecionadas e apresentadas no evento.

Scilas Oliveira, natural de Ponta Grossa, foi premiado em duas categorias do evento. O cantor, que já atua há 21 anos no mercado musical e fez história em Ponta Grossa à frente da banda Mandau, conquistou o segundo lugar geral no festival. Além disso, recebeu o prêmio de ‘Melhor Interpretação’ na votação do juri popular. 

O primeiro lugar geral ficou com “O Eterno é o Presente”, do compositor Luizinho, que a interpretou junto com Felipe, Andria, Kaik e Daniel. 


Scilas conta que já participa do festival há bastante tempo. “Desde 2004, participei de diversas edições, por vezes com apresentação solo, e outras com banda. Eu havia conquistado o pódio em 2006, quando fiquei em 7º lugar e o festival ainda acontecia a nível nacional”, conta.

O FUC trouxe grandes frutos para Scilas, que se sentiu motivado a sair de Ponta Grossa e explorar novas cidades. “Foi por meio do festival que eu tive contato com músicos de todo o Brasil e fui motivado a buscar novos horizontes. E, por conta disso, eu morei em São Paulo por 11 anos”, explica.

Para o artista, receber o prêmio foi um grande prestígio. “É muito bom escrever uma musical autoral e ser reconhecido dessa forma, com respaldo de uma universidade tão conceituada e renomada como a UEPG, e ainda mais com a presença de grandes nomes, como professores e profissionais da música”, relata. 

Sobre vencer na categoria ‘Melhor Interpretação’, Scilas conta que foi uma surpresa muito agradável. “Nós gravamos previamente o vídeo e eu procurei dar o meu melhor na hora de executar a canção. E o público eleger a minha interpretação como a melhor foi uma surpresa muito agradável”, finaliza.

Em um vídeo de divulgação para o festival, o cantor deu uma palinha da música e falou sobre a composição. Confira: 




Sucessos 

Entre os sucessos do artista, a música “Vou nadar na lagoa dourada”, com a banda Mandau, alcançou 26 mil visualizações no YouTube (veja aqui). A composição mais recente do cantor é "Farol", e também está disponível no YouTube (aqui). 

Notícias Relacionadas »