10/10/2021 às 08h50min - Atualizada em 10/10/2021 às 08h50min

Em Dubai, AMCG garante, com exclusividade, programa da ONU para os Campos Gerais

Associação dos Municípios dos Campos Gerais garantiu prioridade na capacitação que a Organização das Nações Unidas deve iniciar no Paraná

Da assessoria
Foto: Divulgação
No primeiro dia de programação oficial da Expo Dubai, a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) já garantiu para a região prioridade na capacitação que a Organização das Nações Unidas (ONU) deve iniciar no Paraná.

A comitiva que participa do evento – que conta com os prefeitos de Castro Moacyr Fadel; de Carambeí, Elisângela Pedroso; de Piraí do Sul, Henrique Carneiro; de Imbaú, Dayane Sovinski; e de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt – apresentou material institucional diretamente para o secretário adjunto da ONU, Nikhil Seth, em reunião na manhã deste domingo (10). “Iniciamos nossa participação com o privilégio de contatar essa importante organização e mostrar os nossos trabalhos”, relata o presidente da AMCG e prefeito de Castro, Moacyr Fadel. “Apresentamos com exclusividade para a ONU o material produzido pela AMCG para a Expo Dubai”, exulta.

Com apresentação da região e os trabalhos realizados pela AMCG em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), os 19 municípios da região serão os primeiros a contar com o programa de capacitação firmado por meio de parceria entre Governo do Estado e o Instituto das Nações Unidas para Treinamento e Pesquisa (UNITAR). “Nossa associação já conta com um trabalho realizado para desenvolver projetos que envolvam os ODS’s. Com esse programa, vamos fazer dos Campos Gerais como exemplo de sustentabilidade”, antecipa o presidente. 

A vice-presidente do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social do Paraná (Cedes), Keli Guimarães, destacou a importância da participação direta dos municípios no programa. “A missão será levar essas capacitações para que as Prefeituras incorporem os Objetivos Sustentáveis”, esclarece.

Para o tesoureiro da AMCG, prefeito de Piraí do Sul, Henrique Carneiro, a região necessita de um olhar mais apurado quanto às questões sociais. “A nossa capacidade é grande e nosso PIB [Produto Interno Bruto] está crescendo. Mas ainda contamos com muitas disparidades”, avalia. Prefeita de Carambeí e vice-presidente da AMCG, Elisângela Pedroso destacou ainda a sensibilidade do olhar feminino quanto às questões da Agenda 2030. “Os municípios, bem como os gestores, devem ter conhecimento dos ODS. Temos que saber trabalhar com esse foco e colocar projetos no orçamento”, destaca.

O estado do Paraná realiza em Dubai a entrega de um relatório com as ações desenvolvidas em prol dos ODS. “O Paraná está melhor que muitos países”, afirmou Seth ao governador do estado, Ratinho Junior, durante o encontro.

Notícias Relacionadas »