10/03/2021 às 10h31min - Atualizada em 10/03/2021 às 10h31min

Parques estaduais reabrem nesta quarta-feira (10); veja o que pode e não pode

Equipes dos parques estaduais vão oferecer álcool em gel, medir a temperatura dos visitantes e aumentar a higienização dos locais

Da assessoria
Divulgação / Soul Parques
O Instituto Água e Terra (IAT) informa que, conforme o Decreto Estadual nº 7020/2021, as Unidades de Conservação, abertas à visitação pública, reabrem a partir desta quarta-feira (10), das 10h às 17h, e ficarão fechadas no sábado e domingo (13 e 14). O horário das 10h às 17h permanece nos dias 15 e 16. A partir do dia 17 (quarta-feira da semana que vem), as unidades voltarão sua programação de quarta a segunda, das 8h às 17h.

Ao todo, são 21 parques estaduais para visitação, que devem seguir as orientações da Portaria nº 06/2021, publicada no início de janeiro.

O órgão lembra ainda que a entrada é permitida somente pelas portarias oficiais, com cadastro e uso de máscaras.
A capacidade máxima de público foi reduzida em 50%. Portanto, de modo a evitar transtornos, é indicado que o visitante ligue com antecedência para verificar a disponibilidade de vagas.

“A prática de esportes coletivos e promoção de eventos nas unidades também estão proibidos nesse momento, assim como acampamentos, fogueiras e comercialização de serviços dentro dos parques”, diz o diretor de Patrimônio Natural do IAT, Rafael Andreguetto.

Cuidados

O cumprimento das medidas de combate à COVID-19 é importante para manter a segurança dos visitantes e para que não haja fechamento dos parques. As equipes dos Parques Estaduais disponibilizarão álcool em gel, medirão a temperatura dos visitantes e devem aumentar a higienização das dependências.

Infração

Não seguir as determinações impostas pelo órgão ambiental acarreta em infração ambiental prevista no Decreto Federal nº 6.514/08, que dispõe sobre as infrações e sanções administrativas ao meio ambiente.
 

Notícias Relacionadas »