10/03/2021 às 11h10min - Atualizada em 10/03/2021 às 11h10min

Aliel assume presidência da Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática

Entre as atribuições do parlamentar no cargo, está fomentar o desenvolvimento científico e tecnológico

Da redação
Foto: Reprodução
O deputado federal Aliel Machado (PSB-PR) foi eleito hoje presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI). A Comissão é composta por 42 deputados, com o mesmo número de suplentes, e tem como atribuições debater matérias relacionadas ao desenvolvimento científico e tecnológico e comunicações, informática, transmissões de dados, outorga e renovação de serviços de exploração de radiodifusão sonora e de sons e imagens. 

"Essa comissão que assumimos hoje trata de muitos temas importantes. Situações que hoje são a prioridade número um do país. Desde educação de qualidade para as pessoas mais simples, até a vacina que vai proteger as pessoas. Além disso, a comunicação e a liberdade de imprensa, que passam por dificuldades e sofrem ataques constantes. E sabemos do papel fundamental que elas tem num país democrático”, afirmou Aliel. 

Entre temas polêmicos a serem abordados pela comissão, Aliel citou investimentos na área de ciência voltada para a área de saúde, situação das universidades e das rádios comunitárias, a quinta geração de telefonia celular (5G), avanços tecnológicos nas áreas da saúde e educação. Ele informou que vai definir plano estratégico, com metas a serem cumpridas.

O novo presidente salientou o papel de independência do Legislativo no momento de pandemia, devendo auxiliar o governo, mas também cobrar do Poder Executivo.

Vários deputados presentes na reunião cumprimentaram o parlamentar pela eleição. “Estou feliz e gratificada em ver jovens assumindo a atividade política com o compromisso de V. Excelência. A expectativa é de que as novas gerações se interessem e se encantem pela política e assumam protagonismo nessa atividade. As novas lideranças tem a capacidade de criar o novo. Aquilo que se viveu no passado, serve de referência para se corrigir o que não atendeu a sociedade. Considerando seu compromisso político e participação, mesmo sendo tão jovem, nos prenuncia que sua presidência terá uma dimensão política importante, especialmente num momento que o país vive”, declarou a deputada Luiza Erundina (Psol-SP)

“O deputado Aliel é um conhecedor de perto da realidade da vida. Integrei essa comissão no inicio do mandato, agora ao lado de V. Excelência e outros que integram o PSB, tenho certeza que vamos ter uma comissão atuante”, disse Gervásio Maia (PSB-PB).

"Quero parabenizar o deputado Aliel pela presidência, esse guerreiro e defensor incansável da democracia”, disse o deputado André Figueredo (PDT).

Notícias Relacionadas »