21/10/2021 às 16h07min - Atualizada em 21/10/2021 às 16h07min

Prefeitura de PG realiza alterações no serviço de transporte de pacientes

Segundo o governo, iniciativa visa trazer igualdade nos atendimentos e segurança para o paciente, com regras claras e transparência

Da assessoria
A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e de acordo com orientação do Ministério Público, passa a contar com o serviço de Tratamento Fora de Domicílio (TFD) regulamentado. A iniciativa visa trazer igualdade nos atendimentos e segurança para o paciente, com regras claras e transparência. 

A partir de agora, todos os munícipes que tiverem agendamento para consultas, exames ou cirurgias em outra cidade poderão contar com três modalidades de transporte para fazer o tratamento. Os veículos que estão regulamentados para o serviço são: ônibus (para todos os pacientes que não sejam acamados ou cadeirantes), ambulância (paciente acamado ou que exige cuidado com equipamentos de assistência, como oxigênio, maca) e veículo especial (para os pacientes pós transplantados ou cadeirantes). 

"Com essas mudanças é possível garantir igualdade a todos os usuários, sem vantagens, sem fura-fila. A partir de agora, os pacientes terão mais segurança, contando com um serviço de qualidade, seguro de vida e com um guia que tem curso de socorrista", explica o presidente da FMS, Rodrigo Manjabosco (foto). 

De acordo com dados da FMS, cerca de 1.300 pacientes utilizam o serviço de TFD por mês. "Com o agendamento do procedimento pelo SUS, o paciente deve se dirigir ao Departamento de Controle de TFD e de lá já sai com o voucher contendo dia e horário do transporte. Cada paciente e seu acompanhante receberão uma diária para alimentação no valor de R$ 25, este valor é reembolsado posteriormente", destaca Manjabosco. 

O horário de saída dos ônibus de Ponta Grossa é às 4h, pois as consultas acontecem por ordem de chegada no local. Os veículos têm dois horários de retorno, sendo um às 13h para os pacientes que já estão liberados e outro no final do dia quando todos tiverem finalizado o procedimento agendado.

Notícias Relacionadas »