26/10/2021 às 14h08min - Atualizada em 26/10/2021 às 14h08min

Saiba agora como melhorar o desempenho do seu celular

Antes de trocar de aparelho, teste estas medidas simples para resolver a lentidão e evitar travamentos no celular

Da redação
Foto: Reprodução
O seu celular está lento ou travando muito? Isso indica um problema no desempenho do aparelho, que pode ter muitos motivos, desde coisas básicas que podem ser resolvidas em casa até problemas que precisam de uma assistência especializada. Em geral, os problemas mais comuns detectados nos aparelhos são consequência do tempo de uso, exigências maiores do sistema operacional, pouca memória, pouca capacidade do processador, aplicativos mais modernos e pesados ou muitos apps em segundo plano simultaneamente. 

É preciso considerar a vida útil do aparelho, pois, com o desenvolvimento constante da tecnologia e novas atualizações, é normal que um smartphone — e qualquer outro aparelho tecnológico — fique defasado e não atenda mais às necessidades do consumidor e do mercado. Caso você prefira obter um celular mais moderno, atual, com maior capacidade e do seu jeito, pode contar com a empresa ponta-grossense Lojas MM, que oferece diversos modelos de smartphones com condições especiais e facilitadas.

Se você quer dar mais uma chance ao seu celular, confira algumas alternativas rápidas para tentar solucionar a lentidão e travamentos:

1) Reinicie o celular

Essa medida vai fechar os aplicativos e processos em segundo plano, que sobrecarregam o aparelho, o que pode deixar o celular momentaneamente mais rápido.

2) Apague apps que não usa

Aquele aplicativo que você não acessa faz tempo pode estar ocupando espaço e causando lentidão no aparelho. Então, faça uma verificação e desinstale tudo que não é necessário. Outra opção é procurar versões mais leves dos aplicativos, chamadas de Lite.

3) Apague arquivos, fotos e vídeos

Assim como os apps, os arquivos de uso também ocupam espaço e atrapalham o desempenho do celular. Vale fazer uma limpa na galeria de fotos e vídeos ou, então, fazer backup desses arquivos no iCloud, Google Drive ou em outros serviços, como OneDrive e Dropbox, para liberar a memória do próprio aparelho.

4) Limpe o cachê

Com o tempo de uso, o aparelho acumula uma grande quantidade de dados, como senhas, histórico de navegação, lista de leituras de sites, e-mails e outros conteúdos. Nas configurações do celular, é possível eliminar esses dados do cache e diminuir o risco de travamentos.

5) Limpe o WhatsApp

Sabe aquela conversa cheia de figurinhas, memes, fotos e vídeos? Certamente está ocupando espaço no aparelho. Tire um tempo para apagar conversas finalizadas e grupos que já não têm mais atividade.

6) Atualize o sistema

Se a atualização está disponível para o seu aparelho, é porque a marca determinou que ele pode suportar a nova versão do sistema. Então, faça-a, pois essas atualizações do sistema operacional costumam melhorar a eficiência e a segurança do celular. 

Se você tentou todas essas alternativas e ainda não conseguiu uma melhora no desempenho do celular, pode tentar um último recurso: restauração do sistema operacional. Essa medida consiste em voltar ao Ponto de Restauração criado no aparelho, e restaurar alguma alteração, dano, pane ou falha no sistema. Mas lembre-se: Essa ação vai apagar praticamente tudo que tem no celular: fotos, vídeos, textos, acesso ao e-mail, aplicativos de banco, pagamentos, transporte, delivery, serviços de mensagem, etc., e você terá que logar em tudo novamente. 


Notícias Relacionadas »