11/03/2021 às 14h23min - Atualizada em 11/03/2021 às 14h23min

Alunos do Sepam se destacam em campeonatos virtuais de xadrez

A mãe de Rafael Fujimoto conta que sempre incentivou o filho, pois acredita que o esporte ajuda no desenvolvimento da criatividade e a manter o equilíbrio emocional

Da assessoria
Foto: Divulgação / SEPAM
Motivados pela pandemia da COVID-19, muitos campeonatos esportivos precisaram mudar o formato do presencial para o on-line, como é o caso do Xadrez. Mas esta nova configuração de treinos e competições não desmotivou os enxadristas do Colégio Pontagrossense Sepam, que já possuem um histórico de conquistas nacionais e internacionais na modalidade, e que vêm crescendo com as recentes conquistas.

No último dia 29 de fevereiro, o aluno Rafael Fujimoto, 11 anos, foi o campeão da Etapa Peão do Circuito Infantil Xeque & Mate Online de Xadrez, na categoria C (para alunos de 6º e 7º anos). A mãe do atleta, Melissa Aoki Fugimoto, relata que sempre incentivou o filho, pois acredita que o esporte ajuda no desenvolvimento da criatividade e a manter o equilíbrio emocional. "Ele gosta muito de jogar xadrez, então encontramos uma forma de alinhar o esporte ao estudo, e estamos percebendo mudanças na inteligência emocional dele", afirma Melissa.

A equipe premiada do Sepam também conta com Anderson Lemes da Silva, o vencedor da Etapa Classificatória de Piraí do Sul para o Festival Paranaense da Juventude, que aconteceu dia 2 de março, também online. O técnico da equipe e professor do Sepam, Lucas Borges, conta que Anderson é um dos alunos mais experientes do grupo de enxadristas, participou da edição nacional dos Jogos Escolares representando o Paraná e foi medalhista em 2019 na etapa de Blumenau. Com essa classificação, ele busca disputar a fase final do paranaense. "Estamos vivendo um momento em que os torneios estão sendo online, mas é legal ver que os nossos alunos continuam treinando, que não perderam a vontade de jogar e de participar dos campeonatos", completa o professor.

Notícias Relacionadas »