15/11/2021 às 08h52min - Atualizada em 15/11/2021 às 08h52min

Cerveja ponta-grossense é eleita a terceira melhor do mundo

Cervejaria ganhou como melhor degustação da categoria ALE, uma das mais concorridas e almejadas da competição

Da assessoria
A Steudel Cervejas Especiais, uma cervejaria ponta-grossense, ganhou o terceiro lugar e levou o prêmio bronze com a cerveja 'American Amber Ale Red Hair' – a "ruiva", como é chamada intimamente –, no The International Beer Challenge 2021 (IBC), evento anual que ocorre na Inglaterra e tem por objetivo promover cervejas de todo o mundo. 

Em uma avaliação que contou com mais de 4 mil cervejas e 80 países participantes, a cervejaria ganhou como melhor degustação da categoria ALE, uma das mais concorridas e almejadas da competição.

The International Beer Challenge 

O evento está em sua 25ª edição e atualmente recebe inscrições de aproximadamente 80 países. Ele reconhece as habilidades dos cervejeiros e isso faz com que os mesmos sejam reconhecidos internacionalmente. 

O processo de julgamento do IBC é rigoroso e conta com varejistas, importadores, publicanos, cervejeiros, redatores e analistas de sabor. As cervejas passam por inúmeros processos avaliativos e as vencedoras são apresentadas no Brewers Awards, onde são anunciadas as que tiveram o melhor desempenho geral na competição. 

Copo meio cheio 

A Steudel é um dos muitos projetos que surgiram através das inovações durante a pandemia da COVID-19, onde muitas pessoas e empresas precisaram se reinventar para sobreviver ao período.

Desde o ano de 2017, o trabalho com cerveja já era familiar para Jackson Steudel e Rodrigo Laureano, proprietários da Steudel Cervejas Especiais, que faziam algumas fabricações inspiradas em cervejas americanas.  A atividade era considerada um hobby em momentos livres, mas no ano de 2020 isso mudou, e o que era informal se tornou um verdadeiro e promissor negócio para Jackson e Rodrigo, que resolveram arriscar uma nova alçada em plena pandemia. Foi então, que saíram da garagem onde faziam suas pequenas produções e foram para uma fábrica de porte maior. A demanda cresceu e saltaram de uma produção de 200 litros de cerveja, para 6.000 litros por mês – realidade atual. ‘’Nossa perspectiva continua crescendo e o próximo passo é triplicar o volume de fabricação mensal, mas claro, sempre colocando a qualidade em primeiro lugar’’, afirmou Rodrigo Laureano.

Diferencial de ouro

Cada vez mais a cervejaria vem ganhando espaço tanto regionalmente quanto a nível nacional. Os sócios garantem que quem experimenta as fabricações Steudel, passa a valorizar mais a qualidade do que a quantidade. Isso porque as cervejas possuem um diferencial que chama a atenção, segundo Rodrigo. ‘’Nós só usamos produtos importados de primeira linha nas produções. Desde o malte alemão, lúpulo alemão e americano, fermento, levedura de diferentes partes do mundo, garantindo assim, que nossa cerveja seja exclusiva e especial.’’

Embora Steudel já esteja em cenário nacional como citado anteriormente, o foco dos sócios é fortalecer a marca com atacado na região dos campos gerais, abrangendo Curitiba, Sul e Sudeste e, para que isso aconteça está trabalhando junto à Associação Comercial Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) através do projeto ‘’Beba Local’’, e também o ‘’Made in PG’’

Próximos voos 

A partir da participação no The International Beer Challenge, Steudel está aquecida e fazendo contato para adentrar o mercado internacional, pois os entusiastas desejam conhecer as cervejas que ganham concursos, principalmente, quando se trata de um que capta participantes do mundo todo. 

Ainda no mês de novembro, Steudel inovará mais uma vez, com a inauguração de um espaço físico para degustação de cervejas da marca, o Fábrica Bar, na região central de Ponta Grossa.





Notícias Relacionadas »